Sessões da Câmara na TV
As sessões legislativas da Câmara Municipal não estão mais sendo transmitidas pela Net. O canal 61 pertence à Assembleia Legislativa de São Paulo e as reuniões dos deputados coincidem com os dias dos debates e votações por parte dos vereadores. Quem acompanha de casa aguarda uma providência, já que a presença em plenário é limitada a 250 pessoas.
Convênio
Certa feita foi assinado um convênio para que a Câmara de Ribeirão Preto tivesse um canal próprio, em parceria com o Congresso Nacional. Depois não se falou mais no assunto. O Legislativo poderia transmitir os trabalhos dos vereadores durante as sessões e também as ações no dia a dia. A TV Câmara possui profissionais gabaritados para o serviço a ser executado. Cogitou-se até transformar a TV Câmara em fundação para expandir os trabalhos, mas a ideia não saiu do papel. Há alguns casos de TVs que podem captar publicidade para sustentá-las em sendo fundação. Há que se estudar e constatar os prós e contras.
Vereadores temerosos
Alguns poucos vereadores estão temerosos de aprovarem medidas para a divulgação dos trabalhos. Seriam acompanhados em determinadas votações cujas posições são conflitantes com suas promessas pré-eleitorais. Foram eleitos por alguns partidos oposicionistas e depois passaram para o lado situacionista e isto poderá causar-lhes embaraços. Mas a grande maioria é favorável à transparência com menor custo. Em sendo fundação, pode haver um acompanhamento dos setores ditos competentes na fiscalização e haverá a possibilidade de contratação de profissionais para trabalhos determinados sem vínculo empregatício com o Legislativo.
TV aberta
Durante muitos anos a transmissão “ao vivo” dos trabalhos em plenário foi realizada por TV aberta. Às terças e quintas-feiras havia um grande acompanhamento por parte da população. No entanto, por conta da redução de custos, foi encerrado o contrato com a empresa que fazia a transmissão. Há que se estudar uma fórmula que permita aos eleitores a visualização da ação de cada edil. A desculpa de que as sessões são transmitidas pela internet é um tanto contestada por inúmeros munícipes, pois nem todos possuem acesso a esta modernidade, embora os telefones celulares também propiciem tais acessos. Os idosos sentem dificuldades para este acompanhamento.