DPVAT vai acabar
Um projeto de lei que tramita no Congresso nacional pretende acabar com o DPVAT e substituí-lo por outro tipo de seguro, o Soap, no qual o proprietário de veículo automotor terrestre poderá escolher a seguradora. Referido projeto visa acabar com o atual sistema que repassa os valores pagos quando do licenciamento de veículos para uma Seguradora Lider, que representa inúmeras outras e defende também interesses de alguns bancos. Aguardem e confiram.
Repasse impede fiscalização
O atual sistema que privilegia alguns setores impede a fiscalização do Tribuynal de Contas da União (TCU) e de outros órgãos pela razão de as entidades serem privadas. Com a nova constituição de seguro, que irá repassar o dinheiro público para a entidade escolhida pela livre iniciativa do contribuinte, incluirá os órgãos de fiscalização na distribuição do dinheiro e verificação dos pagamentos a serem feitos. Houve muito problema em pagamentos a vitimas de acidentes de trânsito, principalmente na região de Montes Claros, em Minas Gerais. As distorções motivaram uma CPI e redução dos valores pagos entre 2016 e 2018. Os valores deverão ser reduzidos ainda mais sensivelmente.
42 envolvidos
São 42 profissionais, médicos, fisioterapeutas e de outras qualificações, envolvidos nos desvios do dinheiro pago através do DPVAT. Uma CPI que foi constituída para apurar os problemas foi misteriosamente esvaziada com o objetivo de preservar grandes bancos que teriam participação no esquema.
Promotor e delegado tentam pegar cúpula
O promotor publico de Minas Gerais, Paulo Márcio, e o delegado da Polícia Federal Marcelo Freitas estão tentando, há tempo, atingir a alta cúpula dos envolvidos e não conseguem. Mas, mesmo assim houve uma sensível redução dos valores pagos pelos motoristas com a ação dos investigadores.