Alguns pré-candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto estão pregando a união dos partidos para que haja uma força conjunta contra a candidatura do PSDB –leia-se Duarte Nogueira. Acreditam que se a oposição se dividir, Nogueira corre o risco de ganhar e, afirmam, ele irá tentar incentivar candidaturas para que haja a divisão. Os vereadores que irão enfrentar dificuldades para a reeleição, e mais difícil ainda para uma eleição, deverão se alinhar com os partidos mais fortes, contando que não teremos neste pleito as coligações na proporcional. Somente o candidato com mais exposição na mídia, com dinheiro para elaborar programas e com mais tempo de televisão conseguirá vencer a barreira da eliminação da aglutinação das sobras que ajudavam aos partidos a eleger candidatos menos conhecidos com os chamados “cavalos de Troia”, que puxavam votos e levavam muitos no caudal das suas legendas.
Dança da cadeiras
Se tivermos 22 cadeiras a serem disputadas pelos candidatos nas eleições municipais de outubro de 2020, deveremos assistir a busca de “guarda-chuva” de partidos maiores com mais condições de eleger seus candidatos à vereança. Os candidatos que saem para preencher as legendas, principalmente o nicho reservado às mulheres. irão encontrar muitas promessas e poucos resultados concretos. Antes do pleito, seis meses antecipados das eleições, eles deverão escolher as agremiações partidárias pelas quais concorrerão. Óbvio que as análises farão com que escolham os candidatos melhor situados nas pesquisas (reais ou imaginárias) que estiverem à disposição.
Procurando guarida
Muitos vereadores eleitos ou candidatos já estão procurando guarida junto ao prefeito ou a outros candidatos oposicionistas. Querem estar seguros sobre a viabilidade eleitoral. Muitos “papagaios de pirata” estão às costas de autoridades em inaugurações de obras ou reuniões de próceres partidários em visita a cidade nos preparativos das próximas eleições. O pleito será muito concorrido com participação das alas que se digladiam no cenário nacional. É questão de honra vencer nos municípios mais populosos como catapulta para as eleições de Brasília que se sucederão.