Fila nos bancos
O coordenador do Procon de Ribeirão Preto, Feres Junqueira Najm, afirmou para a reportagem que está atento a possíveis falhas no atendimento prestado pelos bancos para os clientes de uma maneira geral e, principalmente, para os amparados pela legislação dos idosos e portadores de deficiência etc. Ele garante que todos os casos que chegaram ao conhecimento do orgão de defesa do consumidor estão sendo avaliados e as infrações são punidas com multas.
Quinze minutos
Ele enfatiza a necessidade de respeito à legislação específica existente em Ribeirão Preto, a qual determina o prazo máximo de 15 minutos para que idosos, grávidas e portadores de deficiência sejam atendidos na agências bancárias, sob o risco de o Procon-RP aplicar multa. A legislação garante o direito de os “preferenciais” serem atendidos em 15 minutos, a não ser em datas de pagamento de servidores e de outros atendimentos em grande escala.
Fiscalização agindo com rigor
Feres Junqueira garante que a fiscalização do órgão está agindo e vai atuar com mais rigor. Alerta mais uma vez para que o consumidor, no caso o cliente do banco, deve acionar o órgão para que aplique as multas previstas em lei.
Grupo de postos define redução de preços
Um grupo de 85 postos afiliados a uma entidade de defesa dos comerciantes de combustíveis afirmou que haverá uma redução de preços nos próximos dias, por causa da diminuição dos valores cobrados pelo etanol nas usinas produtoras e pelas refinarias. O governo já sinalizou a redução de preços nas refinarias de petróleo, mas as usinas estavam baixando valores desde o dia 26 de abril, chegando à diminuição de preço do etanol a menos de 22%.
Pequenos aumentos
Nos últimos dias vêm ocorrendo pequenos aumentos, sendo que na última sexta-feira (19) a redução foi de 0,86%. Um experiente membro de associação de produtor estranhou que as distribuidoras e revendedores não reduziram os valores cobrados pelo álcool quando das reduções significativas em sextas-feiras anteriores. A cotação do etanol , tanto do hidratado quanto do anidro, é feita às sextas-feiras pelo Cepea-Esalg, da USP de Piracicaba, no site que pode ser acessado por todos.