Redução do número de delegacias e plantões
No Governo Estadual anterior o Secretario da Segurança Pública veio à Ribeirão Preto e tirou o Plantão de atendimento de ocorrências dos Campos Elíseos e alguns Distritos. Ficamos reduzidos a um número mínimo de setores para atendimento das ocorrências noturnas e para aquelas que acontecem durante o expediente das poucas delegacias existentes. Garantem as autoridades que está havendo uma readequação dos serviços para ampliar e melhorar o atendimento. Bonfim Paulista ficou sem o seu Distrito Policial e é distante para que os moradores venham até ao centro ou a outra área de atendimento das ocorrências policiais.
Continua a fila
Os próprios policiais militares, pelo menos os que aventuram a criticar a atual situação da Central de Flagrantes, reclamam que quando de uma ocorrência em que se exige a lavratura do auto de prisão em flagrante eles ficam no aguardo da vez da guarnição ser atendida durante muitas horas. É o tempo em que o policiamento preventivo se ausenta das ruas dos bairros. Seria oportuno proceder-se a uma reestruturação dos serviços.
Repórteres constatam
Alguns repórteres garantem que quando os plantonistas estão assoberbados com muitos flagrantes sendo elaborados eles chegam a orientar aos que são vitimas de ocorrências consideradas menores a que procurem no dia seguinte os Distritos aos quais seus bairros pertencem ou então se comuniquem através da internet para o registro de suas queixas. Basta constatar.
Esclarecer antes de multar
Batalhões de Policias Militares dos mais diferentes Estados estão procurando orientar aos motoristas nos mais comuns erros e infrações para que evitem as multas. O trabalho tem rendido efeito positivo e tem sido seguido por Guardas Civis Municipais e também por aqueles que possuem autorização de multar aos infratores. É a forma de demonstrarem que o intuito não é arrecadatório, mas de educação de trânsito.
JARI – Reclamações
Motoristas que têm sido notificados de infrações cometidas dentro das ruas do município reclamam que muitas vezes (garantem) não cometeram os erros apontados nas ocorrências geradoras de multas. Afirmam que ingressam com recursos junto à JARI, a Junta de Recursos, e mesmo com argumentos “irretorquíveis” não são acatadas as contestações. Seria oportuno de a Transerp anunciar (sem nominar) quantos recursos recebidos e quais foram amparados por decisões favoráveis. É a transparência exigida por todos. Pouca gente sabe que existem instâncias superiores para que se recorra das decisões da Transerp via Jari.