Acorda, Ribeirão
Algumas pessoas que foram submetidas a transplantes de fígado, rins e pâncreas procuraram o colunista para alertar que a Unidade de Transplantes de Órgãos do HC está para ser transferida para São José do Rio Preto! Apreensivos, nos relataram sobre a situação de alguns que se encontram em UTIs e cujos transplantes estão suspensos por diversos motivos. Os anestesistas e outros profissionais não tiveram o prometido reajuste salarial para adequação da inflação e as condições não são as mesmas de quando os trabalhos foram iniciados no dia 1º. de maio, há dezoito anos.
Sucesso de toda uma equipe
A equipe aguerrida que sempre teve a supervisão do Dr. Orlando Castro e Silva Junior, competente cirurgião que agregou inúmeras especialidades em uma equipe solidária e com amor ao próximo, e que ultrapassou todas as barreiras das cirurgias pelas quais a Unidade de Transplantes se tornou referência nacional e até internacional. Outras razões devem existir, mas não nos foram explicitadas. O índice de sucesso da equipe é de 75 a 80 %, que é muito alto e coloca nossa equipe dentre as mais destacadas internacionalmente.
Entrevista com o cirurgião
Entrevistamos o Dr. Orlando Castro e Silva Junior, que demonstrou sua apreensão com o futuro a Unidade de Transplantes, pois muitos que não possuem condições de se manterem em outras cidades em que os transplantes podem ser realizados estão na fila e podem morrer pela demora no reinicio das cirurgias. Está na hora de se mobilizar as chamadas “forças vivas” da sociedade ribeirão-pretana para que não se cometa mais este ato lesivo aos interesses de nossa cidade. Tal fato irá deslustrar o trabalho de uma grande equipe cujos membros são considerados “anjos” pelos transplantados devido ao carinho e competência com que foram tratados.
Testemunhos
Durante a entrevista transmitida por rádio e TV tivemos inúmeros testemunhos de pessoas que foram salvas por esta equipe.
Acorda, Ribeirão
A sociedade precisa cobrar dos políticos uma postura do Palácio dos Bandeirantes para que o HC devolva a Ribeirão Preto este serviço que comemorou 18 anos no ultimo dia 1º. De maio. ACORDA, RIBEIRÃO.