Bacia do Pardo e o tratamento do esgoto
O tratamento do esgoto de nossa cidade, no maior percentual daqueles encaminhados para as estações (ETEs), começou a ser realizado há muitos anos. Mesmo com as defasagens que estão sendo corrigidas, ao que se sabe, teremos ainda um tempo para a correção dos bairros ainda não atendidos, principalmente nas invasões. Mas houve uma melhor avaliação da comunidade na questão do IDH (qualidade de vida). No entanto, o Rio Pardo continua a receber o esgoto de algumas cidades a montante (rio acima) e a jusante (rio abaixo). O tratamento dos resíduos de residências e indústrias de São Simão e Serrana ainda não foi realizado, vindo pelo Pardo a turvar as águas que passam por nossas terras. Correnteza abaixo, Jardinópolis ainda continua tentando terminar a sua ETE. A CETESB está acompanhando os trabalhos para cuidar das questões ambientais.
Tratamento de Cravinhos
As informações que temos são de que a cidade de Cravinhos conseguiu terminar boa parte da estação de tratamento, o que aliviou um pouco a poluição do Córrego Ribeirão Preto e que nos atingia de forma mais marcante.
Acordo com empresa de tratamento
Um acordo feito com a empresa Ambiente que procede ao tratamento dos dejetos com duas estações, uma nas proximidades do pool petrolífero e outra perto do clube Caiçara, teve prorrogado o prazo para proceder aos trabalhos junto ao DAERP. Após todo o trabalho que abriu várias ruas do centro histórico, na Jerônimo Gonçalves e adjacências, ainda teremos alguns pontos a corrigir para termos um percentual mais adequado às nossas necessidades.
Água boa para reuso
As águas que saem das Estações de Tratamento são lançadas no córrego Ribeirão Preto e depois no Pardo. Elas possuem um grau de pureza para utilização para aguar plantas em praças, canteiros de avenidas e para que se lavem as ruas pós-feiras livres. A CETESB está também monitorando uso das referidas águas pós-tratamento. Existe um planejamento para utilização no Distrito Empresarial.
Livro de Palocci
O escritor Galeno Amorim deverá escrever o livro em que Antonio Palocci quer contar a sua verdade de todo o processo por que passa desde as acusações que o envolveram até sua delação premiada. Os que conhecem o ex-prefeito garantem que há muito a ser dito.
Luchese
O ex-secretário da Casa Civil Luchese Junior tem sido procurado pela imprensa para dar sua palavra a respeito dos problemas da administração da qual participou e que o teriam envolvido. Ele tem respondido que, na hora certa, estará concedendo entrevista, logo após a sua defesa estar completa e for entregue à Justiça.