Associações de bairros para amparar reivindicações
No ano de 1969, os países hispânicos, lusos americanos e filipinos participaram de um grande congresso em Santiago, Chile, para que os dirigentes dos países sentissem os anseios das comunidades dos mais diferentes países englobados nestas faixas para melhorar a aproximação das autoridades com o povo mais simples. De acordo com as peculiaridades dos países participantes, diversas reivindicações surgiram e dentre estas, algumas que tiveram maior apoio daqueles que participaram desta importante reunião internacional. De Ribeirão Preto foram duas sugestões que receberam aplausos, e os projetos tiveram uma aceitação muito grande com solicitações de cópias das ações a serem implantadas.
Trânsito na escola
Uma matéria ampla advogava a tese segundo a qual a matéria trânsito deveria ser ensinada na escola, desde os primeiros anos dos bancos escolares. Os maiores entendidos garantem que as crianças são vetores de ensinamentos para os adultos. O entendimento geral era de que as ruas se tornariam diminutas diante do grande número de veículos que iriam transitar junto a pedestres e a outros tipos de transportes. Mestres das matérias condensadas na disciplina afirmavam que todos precisariam aprender as regras rudimentares do trânsito naquela oportunidade e acompanhar a evolução nos países que estavam envolvidos no estudo e nos demais que naquele Congresso não se encontravam. Muitos países tiveram o cuidado de colocar nas escolas a referida matéria. O Brasil que levou esta tese não cuidou de implanta-la nas escolas para ampliarmos a educação de todos a partir das crianças.
Associações de bairros
Também dentro dos objetivos de inúmeros países havia o interesse de se cultivar a implantação de Associações de Bairros, sem interesses políticos ou de empregos para os participantes. Tivemos um arremedo de tal implantação que não surtiu os resultados esperados, mas poderá acontecer se houver interesse das administrações atual e futuras. É uma forma democrática de os habitantes dos bairros citadinos terem acesso aos governantes para que suas justas reivindicações sejam atendidas com a rapidez com que cada uma delas precisa.
Grande Quinto Congresso Hispano Luso Americano Filipino
Foi um grande congresso que tivemos conhecimento e serviu para ampliar a prestação de serviços às comunidades que tiveram representantes interessados em devolver ao povo a administração que a população esperava. Quem sabe, um dia…