Pagamento do IPM no último dia do mês é lei
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Laerte Carlos Augusto, em entrevista à coluna Larga Brasa, garantiu que o pagamento dos 5.747 aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) no ultimo dia do mês é questão de lei. Ele afirmou que em dezembro a legislação não foi respeitada. Neste mês, o secretario da Fazenda, Manoel de Jesus Gonçalves, garantiu o depósito até 31 de janeiro.
Ações dos 5,15% e dos 28,35%
O presidente do sindicato ainda adiantou que a questão do processo dos 5,15% está na Justiça, em processo final para apuração das pessoas que ingressaram com ação para identificar sucessores, herdeiros etc. Os que estão inclusos na ação dos 28,35% também estão sendo objeto de estudos por parte do Sindicato dos Servidores.
Falta atendimento psiquiátrico
Muitas famílias que possuem pessoas com problemas mentais reclamam que faltam psiquiatras nos postos de saúde. Afirmam que, somente quando o paciente surta no setor de atendimento, é que a Secretaria da Saúde toma providências. Garantem ainda que não há vagas nos hospitais psiquiátricos e que, no hospital da rua Pará, difícil é encontrar psiquiatras para atender o paciente com problemas emergenciais. Com a palavra, a Secretaria da Saúde.
Suicídios
O número de suicídios tem aumentado em nossa cidade. Nos últimos tempos a situação está se agravando. O CVV (Centro de Valorização da Vida) tem procurado atender aos que procuram a instituição através do telefone 144. Há que se estudar uma forma de orientar os jovens e mesmo os adultos gabaritados, muitos dos quais além dos problemas mentais estão sendo vitimas de depressão. Trabalho preventivo, segundo os profissionais.