Manoel garante que vai pagar
Nos últimos dias começaram rumores segundo os quais a posição da Câmara por unanimidade contra o aumento da Planta Genérica de Valores iria influenciar no pagamento do 13º dos servidores das ativa e aposentados e pensionistas. Também a “rádio peão” garantia que não havia dinheiro para pagamento do salário de janeiro. No programa Mentoria 2020 perguntamos ao Secretário da Fazenda se eram verdadeiras estas versões sobre as repercussões das votações da Câmara nas finanças da Prefeitura.
Secretário falou firme e forte
Manoel Gonçalves, Secretário da Fazenda garantiu que vai pagar o décimo terceiro e os salários dos próximos cinco meses. Depois não sabe o que vai acontecer se não obtiver recursos para a recuperação das desvalidas finanças da Prefeitura que todos os participantes creditaram aos “descalabros” da administração passada.
Venda do patrimônio da Prefeitura
O Secretário do Planejamento Edson Ortega foi cobrado sobre o levantamento que deveria estar feito para constatar a documentação dos terrenos do Patrimônio Público da Prefeitura, pois muitos deles não possuem os títulos e precisam ser regularizados. A primeira intenção é pagar a grande divida da COHAB com a Caixa Econômica Federal que tem, muitas vezes, impedido que o município receba as verbas do Fundo de Participação dos Municípios. A situação da Companhia Habitacional precisa ser resolvida e a Prefeitura garantiu que vai reiniciar o programa de demissão voluntária.
Coderp
O problema da Coderp também está sendo estudado, pois conforme o Secretário da Fazenda houve necessidade de se fazer um parcelamento de Imposto de Renda, através do Refis no valor de 200 milhões o município arca com um milhão por mês. A Transerp identicamente está com problemas. Alguns conhecedores da situação daquela empresa garantem que se ela não tiver volume de multas aplicadas não consegue sobreviver. Pelo menos é o que se diz e ninguém desmente.