Comissões – Tudo certo
Nas últimas eleições para os cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal os acordos para a aglutinação dos dezessete vereadores em torno de Linconl Fernandes envolveram os preenchimentos dos cargos das comissões de mérito que analisam os projetos a área jurídica, constitucional e nos diferentes setores da administração publica. Nesta oportunidade, como acontece sempre antes do primeiro dia do retorno do recesso, em fevereiro, os escolhidos para referidas comissões já sabem de antemão para onde irão. Faz parte dos acordos político eleitorais, considerados normais em tais oportunidades. Não há nada de ilegal e nem de imoral, dizem os participes dos acordos.
Planta genérica
A Planta Genérica de Valores está a exigir muito cuidado. Em reunião que se realizou com loteadores e outros técnicos e entendidos da questão tributária e dos valores venais dos variados setores da cidade foram apontadas muitas discrepâncias. Alguns valores eram absurdos nos bairros e muito baixos em áreas consideradas nobres. Há que se ter o cuidado para não se promover injustiças.
Titam
O município possuía um tribunal com a missão de analisar as incongruências dos tributos lançados pela Secretaria da Fazenda. O TITAM analisava as contestações dos valores arbitrados nos tributos e concedia ou não a redução do cobrado dos munícipes e dos setores empresariais. Não se sabe por quais razões que referido Tribunal foi extinto. Querem que ele retorne para a análise de impostos lançados de forma injusta. Anotem e confiram.
Trenzinhos
A vereadora Glaucia Berenice quer que se cumpra a legislação que exige análise profunda da situação dos “trenzinhos’ que, segundo ela, atazanam a vida da população dos bairros”. Também alerta para o fato de que crianças estão sendo exploradas pelos donos das “geringonças” e muitas vezes podem ter acesso a drogas e a bebidas. O assunto ainda vai ser muito debatido, principalmente porque os proprietários dos trenzinhos daqui repassam as responsabilidades para os donos dos equipamentos de outras cidades que estão explorando o filão em Ribeirão Preto. Que precisa colocar fim à bagunça.
Vereador Isaac
Uma CPI chegou motivar uma disputa pela paternidade ou maternidade de uma ação da Câmara para apurar morte de aluno em escola municipal e estupro fora ou dentro de outro estabelecimento de ensino municipal. Isaac Antunes garantia que ingressou primeiro com o requerimento. Glaucia Berenice dizia que como sendo da Comissão de Educação da Câmara estava tratando do tema. Foram aconselhados a se juntarem e, com mais força, lutarem para sanar as irregularidades das escolas municipais e reformas delas que estão em situação precária, na maioria.