OBRAS DO PAC
O Governo Federal avisa aos que estiverem na fila para conseguir financiamentos para as chamadas “Obras do PAC” que as medidas restritivas financeiras irão reduzir ou mesmo cancelar o referido programa. Existem afirmativas e desmentidos. Seria oportuno fazermos uma marcação sem tréguas para que tenhamos o que havia sido programado e pretendíamos receber 320 milhões de reais para todas as obras necessárias para que venhamos a ter menos problemas no setor viário etc.
REDUÇÃO DRÁSTICA
Muitos municípios que estavam esperando o dinheiro solicitado e contratado tiveram que se contentar com redução drástica. O Governo Federal está reduzindo referido programa, pois não possui verba disponível para sua aplicação. Dizem os responsáveis. Precisamos verificar a situação e partirmos para Brasília, da mesma forma como fizeram as cidades que enfrentaram os bancos na questão do ISS.
ISS DO LEASING
O dinheiro do tributo devido aos municípios referente ao ISS do Leasing deverá começar a ser arrecadado a partir de 1º. De janeiro de 2018. O montante é alto. Se tivermos condições de lutar pelo passado os valores serão suficientes para cobrir o passivo do nosso município.
EM BUSCA DE VERBAS
As Secretarias Municipais, principalmente as ligadas às questões sociais precisam garimpar verbas existentes e que ficam sem muita visibilidade para quem não conhece os escaninhos da administração de Brasília. Verbas para portadores de deficiência física, dinheiro para socorrer famílias carentes e doentes, existem muitas possibilidades que necessitam de busca nos Ministérios com muita insistência. O resultado sempre é positivo. Ribeirão Preto conseguiu em outros tempos muitas verbas que foram encontradas nas vírgulas de orçamentos.