Falta acessibilidade em alguns locais de votação
Muitas pessoas com deficiência física reclamaram junto à reportagem de que, em alguns locais de votação com escadarias para as seções eleitorais, havia dificuldade para os eleitores acessarem as urnas. Alguns chegaram a retornar para casa e não votaram. Outros, cadeirantes, precisaram ser levados por alguns homens de boa vontade para os locais, aguardando-os para levá-los de volta à entrada das escolas.
Plantações maravilhosas em áreas centrais da cidade
Em locais nobres da cidade, muito valorizados, os vizinhos estranham plantações de arroz ou de outro produto agrícola ao invés de casas serem erguidas. Os mais curiosos chegam a decifrar o enigma: proprietários de muitos alqueires, que aguardam autorizações para loteamentos – alguns casos – plantam arroz ou outro produto agrícola, para pagar o imposto da área rural e não o IPTU, muito mais caro. Seria bom analisar tais distorções para que haja justiça tributária.
Casa pequena e muita terra
Em outro ponto da cidade, uma gleba adquirida da Prefeitura em outros tempos pela metade do preço, hoje avaliado, o proprietário solicitou autorização da Prefeitura para construir uma pequena casa. Ao invés de pagar o imposto de todos os alqueires que aguardam também hora certa para construir condomínio ou outro tipo de investimento, pagam somente o IPTU ínfimo para a casinha. São distorções a serem corrigidas.
Diametrais
Os urbanistas cobram um plano viário para nossa cidade. Grandes e largas avenidas devem prever o futuro e impedir os congestionamentos que atualmente acometem o centro da cidade. As chamadas ‘diametrais’ precisam cobrir os bairros, principalmente os não planejados que se tornaram terrenos de conjuntos habitacionais ou áreas industriais. Quando da formatação da urbe, muitas vezes, tais áreas não previam trânsito de pesados veículos e ao depois, como tudo aqui é no improviso, tais ruas ou avenidas se transformam em vias prioritárias para pesado trânsito e o asfalto não aguenta, propiciando o aparecimento dos buracos indesejados. Quem sabe no Plano Diretor tenhamos mudanças e a aplicação de projetos que sejam linhas mestras para o desenvolvimento integrado da comuna.
Programa de computador prevê gastos
Um simples programa de computador oferece à Prefeitura, a possibilidade de prever os gastos de combustíveis, pneus, peças, troca de óleo, etc. Ao que consta, o referido programa não tem sido aplicado no setor que controla o uso e os gastos de pneus e combustíveis, bem como as trocas de óleo do motor, do câmbio e freio. Tomara que me desmintam.