Vários poços e inúmeros reservatórios
O Daerp anuncia que irá licitar poços e reservatórios. Toma medida que sempre foi escolhida em época que o departamento está pressionado pela falta de água. Ao invés de combater a causa, investe no efeito. Todos sabem que o grande problema que temos é a rede velha e carcomida de algumas regiões mais antigas em que o precioso líquido passa “por usos e costumes” e de onde surgem os problemas de vazamentos e até de contaminação quando existe o contato com o líquido do esgoto que também se utiliza de manilhas de barro quebradiças e com a validade vencida. É urgente a troca de redes e existem meios mais modernos para que se passe os canos pelas calçadas, sem necessidade de se esburacar mais as ruas, além do que se constata hoje.
Anéis de circulação
Os reservatórios que são colocados geralmente em morros, precisam de anéis de circulação para a distribuição da água equanimemente para os consumidores, sem os efeitos da “Lei da Gravidade” que quase foi “mudada’ por um engenheiro que veio de outras plagas para trabalhar por aqui”. Sir Isaac Newton que registrou aquela lei se revirou no túmulo. Se houver racionalização na distribuição da água reservada, com conhecimento das manobras e, por conseguinte, dos registros para abastecer este ou aquele setor, poderemos ter redução dos efeitos negativos do excesso de uso do precioso líquido do “Aquífero Guarani”. Portanto, precisamos ter uma visão global e de grande extensão das medidas para gastarmos menos dinheiro.
Nota da Secretaria de Segurança Pública
Diferentemente do informado pela coluna Larga Brasa (25), a SSP esclarece que investe continuamente no reforço e na modernização de ambas as polícias. Desde 2011 foram nomeados 6.418 policiais civis, sendo 565 delegados. Na região de Ribeirão Preto (Deinter 3) foram admitidos 342 novos agentes no período. Além disso, a região recebeu 238 viaturas com investimento de R$ 16,4 milhões. Já a Polícia Militar recebeu 636 novos policiais desde 2011. No período foram adquiridas 867 viaturas, com investimento de R$ 49 milhões. Estão em formação 2.512 novos policiais militares e civis, que serão distribuídos para todo o Estado após formatura. Além disso, estão em andamento concursos para contratação de 7.870 novos policiais militares e 2.750 policiais civis.
A Delegacia Seccional de Polícia de Ribeirão Preto conta, somente neste município, com oito Distritos Policiais, cinco Unidades Policiais especializadas – DIG, DISE, DDM, DIJU e DPI, uma Central de Polícia Judiciária e NECRIM.
É importante ressaltar que, grande parte das vezes, o registro de ocorrências pode ser feito pela internet, pela Polícia Militar no local da ocorrência, bem na Central de Polícia Judiciária, aberta diuturnamente no centro da cidade.