Muitos não tem onde cair mortos
Uma falha no sistema do cemitério Bom Pastor, que era administrado pela Coderp e agora por empresa particular, deixou muitas pessoas sem os túmulos em que poderiam ser enterrados. O dito popular que afirma que alguns cidadãos não têm onde cair mortos se transformou em realidade. O pior é cair vivo e não ter como ser atendido pelas filas dos postos de saúde e dos hospitais, dependendo da Central de Regulação. Um velho deitado em uma maca, aguardando internação, cismava: o mundo está perdido.
Faltam guardas civis municipais
Por mais que se contrate efetivo da Guarda Civil Municipal ainda faltam muitos para preenchimento de vagas para que se tome conta do patrimônio publico municipal. Há alguns dias na UPA um cidadão surtou e quebrou muitos móveis, vidros e enfrentou funcionários. Os trabalhadores na área da saúde daquele local precisaram chamar a Polícia Militar. A pergunta que se faz: por onde andam os Guardas Civis Municipais, não seria missão precípua tomar conta daquele patrimônio municipal onde os funcionários ficam a mercê de surtos e incompreensões.
Aumentam os planos de saúde – SUS multiplica atendimento
A Agência Nacional de Saúde, ANS, autorizou aos Planos de Saúde um aumento de 10 por cento em todos os contratos com pessoas físicas e com empresas. Além deste abuso, autorizou-se a que o atendido pague até 40 por cento dos procedimentos a que forem submetidos. O absurdo da autorização e a falta de adequação salarial e das aposentadorias para pagamento de tais planos farão com que haja um êxodo da grande maioria dos que são assistidos por falta de condições de pagamentos. Consequentemente, todos irão para o SUS que já não possui condições plenas de atendimento do grande número de pacientes que procuram aquele órgão ou seus agentes. O que se vai constatar, é a inviabilização do SUS.