A cidade de Ribeirão Preto contou com um grande frigorifico, com as mais modernas instalações que funcionou em área situada na rua Municipal. Do boi eles aproveitavam tudo, até o mugido era gravado para sonoplastia de novelas, dizia-se. Exportou todo tipo de derivados da carne bovina e também farinha de ossos e de sangue. Os bovinos eram lavados e depois recebiam choque que os anestesiava e caminhavam para o abate. Tudo era automático e nada se perdia. A política de exportação da carne bovina mudou e o frigorifico foi vendido para um grupo estrangeiro que comprava cavalos velhos e jumentos e os transformava em carne de primeira. Todos sabiam que era carne de cavalo e jumento. Na Europa há muitos que preferem este tipo de carne. Também não suportou muito tempo. Os técnicos da Alemanha vinham para acompanhar o processo do primeiro ao ultimo momento da embalagem. Ninguém sabe o que aconteceu e o grande frigorifico faliu. O abate do gado bovino e suíno é feito na região também em grandes frigoríficos. Perdemos o Morandi e o R. Morandi. Sobraram as ruínas de um dos maiores frigoríficos do País.
SALMONELA
Três casos de salmonela foram confirmados pela Vigilância Sanitária em Ribeirão Preto. A população precisa ficar atenta quando comprar produtos ditos naturais e manufaturados em casa sem inspeção do SIF, Serviço de Inspeção Federal, antigo DIPOA (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal). O simples mel que é oferecido nas esquinas sem rotulo e sem especificar sua origem é um perigo. Pode esconder a doença que é perigosa.
ESCORPIÔES – CUIDADO
Tivemos em nossa região muitos casos de crianças e idosos picados por escorpiões. Alguns, lamentavelmente, morreram. Em outros tempos a Prefeitura pulverizava as casas com o veneno BHC. Acreditava-se que ele combatia os escorpiões e sua prole. Os resultados eram bons. Depois o BHC foi proibido pelos malefícios causados ao ser humano. Segundo se afirma, atualmente não há veneno que mate o escorpião. Uma única solução seria a criação de galinhas que fazem os escorpiões desaparecerem. Principalmente as galinhas de Angola. Uma pergunta que não ofende: Temos o soro contra o veneno do escorpião. Principalmente para o do amarelo, que segundo especialistas é o mais venenoso?
CONCESSÕES
Há um grupo de especialistas debruçados sobre vários contratos de concessões que o município contratou e outras possíveis a serem contratadas. Procuram “agulha no palheiro”. Garantem que há muito a se questionar. Vamos aguardar. Todos os setores estão sendo elencados e vasculhados.