DA RODOVIÁRIA PARA AMIM CALIL
Na oportunidade em que a Rodoviária Central foi planejada havia uma perspectiva para que o tráfego de ônibus não congestionasse a Jerônimo Gonçalves e nem as vias do bairro de Vila Tibério. Havia uma passagem natural entre duas partes da Antarctica por onde passavam as composições férreas da Fepasa. Os trilhos saiam da estação central e passam por entre as paredes fabrica de bebidas. A direção da empresa tratou de comprar direto com o Governo do Estado que detinha a gestão da ex-Mogiana e foi comprada a área, impedindo de se aplicar o projeto inicial. Rapidamente, entre um sábado e domingo, contando com a noite, os pedreiros subiram as paredes e colocaram engradados para sustentar a obra. Nunca mais passou uma composição férrea por ali e nunca transitou ônibus. Aquele trecho agora está abandonado, entre ruínas. A administração pode, se assim o desejar, voltar a proceder à revitalização do projeto original. A ligação é da Praça Schimidt até a rua Castro Alves. Seria uma opção para corrigir o congestionado trânsito daquela área.
REABRIR A JERÔNIMO GONÇALVES
Quando a administração construiu a nova Jerônimo Gonçalves foram colocados tubulações para encaminhar os dejetos de esgoto para a estação de tratamento. Muito se ouvia na oportunidade que os tubos imensos, embora grandes, era subdimensionados para o futuro e desenvolvimento da cidade. Seriam diminutos diante do projetado crescimento dos bairros que dizem ser “a montante” do córrego Ribeirão Preto. Para cima da correnteza. Aqueles que assim afirmavam estavam com a razão. Hoje o crescimento de Ribeirão Preto para os lados dos shoppings e av. Antonio Duarte Nogueira explodiu e a rede construída há alguns anos ficou muito defasada. Atualmente parte do esgoto , quando das chuvas, é lançado no córrego. A responsabilidade era da Prefeitura quando do começo do tratamento dos dejetos. Hoje ficou para a empresa que realiza a expansão para prorrogação do contrato.
FAZER TODO O SERVIÇO DE NOVO
Para adequar o encaminhamento do esgoto para a estação Ribeirão Preto, próxima do Galo Bravo há que se reabrir o lado da Jerônimo Gonçalves inteiro, do lado da Francisco Junqueira até acima da Rodoviária segundo o projeto que pode ser feito por inteiro ou em partes. Logo teremos uma grande parte da avenida reaberta por máquinas com consequentes problemas para circulação de veículos e principalmente dos ônibus. Anotem e confiram.
VLT
O então prefeito Duarte Nogueira havia prometido realizar um sonho de muitos moradores do Jardim Independência, Vila Carvalho, Ipiranga e adjacências. Era a utilização de trens tipo “Litorinas” para o transporte rápido da população. A linha férrea esta pronta, restando reformá-la e teríamos condições de levar as composições até a rotatória Amim Calil com possível integração ferrovia-ônibus. Nunca mais se falou no assunto, mais a importância do referido transporte é sentida hoje mais do que nunca.