Tribuna Ribeirão
Geral

Larga Brasa

DA RODOVIÁRIA PARA AMIM CALIL
Na oportunidade em que a Rodoviária Central foi planejada havia uma perspectiva para que o tráfego de ônibus não congestionasse a Je­rônimo Gonçalves e nem as vias do bairro de Vila Tibério. Havia uma passagem natural entre duas partes da Antarctica por onde passa­vam as composições férreas da Fepasa. Os trilhos saiam da estação central e passam por entre as paredes fabrica de bebidas. A direção da empresa tratou de comprar direto com o Governo do Estado que detinha a gestão da ex-Mogiana e foi comprada a área, impedindo de se aplicar o projeto inicial. Rapidamente, entre um sábado e domingo, contando com a noite, os pedreiros subiram as paredes e colocaram engradados para sustentar a obra. Nunca mais passou uma compo­sição férrea por ali e nunca transitou ônibus. Aquele trecho agora está abandonado, entre ruínas. A administração pode, se assim o dese­jar, voltar a proceder à revitalização do projeto original. A ligação é da Praça Schimidt até a rua Castro Alves. Seria uma opção para corrigir o congestionado trânsito daquela área.

REABRIR A JERÔNIMO GONÇALVES
Quando a administração construiu a nova Jerônimo Gonçalves foram colocados tubulações para encaminhar os dejetos de esgoto para a estação de tratamento. Muito se ouvia na oportunidade que os tubos imensos, embora grandes, era subdimensionados para o futuro e de­senvolvimento da cidade. Seriam diminutos diante do projetado cres­cimento dos bairros que dizem ser “a montante” do córrego Ribeirão Preto. Para cima da correnteza. Aqueles que assim afirmavam esta­vam com a razão. Hoje o crescimento de Ribeirão Preto para os lados dos shoppings e av. Antonio Duarte Nogueira explodiu e a rede cons­truída há alguns anos ficou muito defasada. Atualmente parte do es­goto , quando das chuvas, é lançado no córrego. A responsabilidade era da Prefeitura quando do começo do tratamento dos dejetos. Hoje ficou para a empresa que realiza a expansão para prorrogação do contrato.

FAZER TODO O SERVIÇO DE NOVO
Para adequar o encaminhamento do esgoto para a estação Ribeirão Preto, próxima do Galo Bravo há que se reabrir o lado da Jerôni­mo Gonçalves inteiro, do lado da Francisco Junqueira até acima da Rodoviária segundo o projeto que pode ser feito por inteiro ou em partes. Logo teremos uma grande parte da avenida reaberta por máquinas com consequentes problemas para circulação de veículos e principalmente dos ônibus. Anotem e confiram.

VLT
O então prefeito Duarte Nogueira havia prometido realizar um so­nho de muitos moradores do Jardim Independência, Vila Carvalho, Ipiranga e adjacências. Era a utilização de trens tipo “Litorinas” para o transporte rápido da população. A linha férrea esta pronta, res­tando reformá-la e teríamos condições de levar as composições até a rotatória Amim Calil com possível integração ferrovia-ônibus. Nunca mais se falou no assunto, mais a importância do referido transporte é sentida hoje mais do que nunca.

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