Tribuna Ribeirão
Geral

Larga Brasa

CAMPANHA CONTRA O CIGARRO – CARDIOLOGISTAS
Há muitos anos fazíamos o programa A Opinião do Interior” pela TV Record de Franca. Com vários temas. o objetivo era orientar a população a respeito de problemas de saúde, higiene, politização etc. Na oportunidade, a escolha dos debatedores era a saúde pú­blica e o uso do fumo nas mais diferentes formas. Os médicos, todos cardiologistas, foram até Franca aos estúdios da TV Record e se prepararam para o debate.

A MAIS FERRENHA CAMPANHA CONTRA O CIGARRO
Todos os profissionais que cuidam do coração passaram a criticar os fumantes e aqueles que deixavam a população à mercê dos efeitos maléficos do cigarro. Cada um puxava do bolso um calhamaço de re­sultados de pesquisas todos falando dos problemas causados ao sis­tema circulatório, ao coração e a todos os outros órgãos pelo câncer causado na boca, laringe, faringe, estômago etc. Narravam os proble­mas do pulmão que exigiam o uso constante de oxigênio e muitas vezes o paciente queria respirar e não conseguia. Um horror.

O APRESENTADOR FUMAVA E A EQUIPE TAMBÉM
O apresentador era fumante à época, o câmera e toda equipe de pro­dução estava estupefata com as fotos, filmes e descrições. Os mé­dicos falavam com uma ênfase e forma que a todos convencia. Eis que, senão quando, ocorreu um intervalo. Dos cinco cardiologistas, quatro saíram desesperados do estúdio e solicitaram um “cigarrinho pelo amor de Deus”, filando dos membros da equipe o objeto do vício maldito. Perguntamos a eles se o cigarro não era o vilão, o matador de fumantes etc. Eles responderam que era verdade, mas que não conseguiam deixar de fumar, principalmente depois de um cafezi­nho ou de uma cerveja. Alguns deles morreram em decorrência dos problemas circulatórios, entupimento de artérias, provocados pelo cigarro e um tal de “ateroma calcificado” (um nódulo com o centro calcificado, segundo se informou). Todo o cuidado é pouco. Até os mais experientes têm dificuldades para deixar o vício.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Lula processa dono da Havan por faixa que chama ex-presidente de ‘cachaceiro’

Redação 1

Para chamar protesto, grupos misturam rostos de Bolsonaro e Hitler em Santiago

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com