Festa com nome de praça errada
Ribeirão Preto participou de um programa de cidades irmãs, vinculando a nossa comunidade com a de San Leandro, na Califórnia, nos Estados Unidos. Houve muita troca de gentilezas e de manifestações de júbilo pela iniciativa e inclusive tivemos participações de grupos representativos visitando aquela localidade. Uma cidade constituída por pescadores portugueses que foram felizes em suas realizações. Ao participarem do programa das cidades irmãs, queriam uma integração com os povos da América do Sul, trocar experiências e iniciativas. Em Ribeirão Preto aprovou-se um projeto de lei dando um nome em praça pública de San Leandro.
Comissão visitante
Uma comissão com vários casais de San Leandro se deslocou para a nossa terra para conhecer a nossa geografia, a economia e sua gente, principalmente. Apressou-se em colocar na pauta o projeto de lei com a nomenclatura de San Leandro em uma praça. Escolheram a parte de cima da Schimidt, defronte à antiga Cervejaria Antarctica, na rua Luiz da Cunha, como sendo a parte do logradouro a ser denominada. A Comissão Irmã chegou e foi recebida com o nosso famoso chopp (que foi elogiadíssimo). Tiraram fotos, enviaram notícias para os jornais da Califórnia e ficaram inebriados com a receptividade.
E agora, José
Depois que eles foram embora um funcionário municipal, “garimpando” a legislação constatou que naquela praça ninguém poderia mudar sua denominação histórica, faz parte do nosso patrimônio histórico. Rapidinho, procuraram uma outra praça, no Jardim Paulista e inverteram a denominação. Retiraram o nome de São Pedro e colocaram o de San Leandro. A questão ficou com os santos e na terra a denominação patenteou-se como San Leandro a praça do Jardim Paulista. Bonita praça, por sinal. Pelo menos ninguém havia percebido e nem reclamou.