O MURO DE BERLIM
Nos tempos atuais poucos têm a dimensão do que foi o Muro de Berlim, que não só dividia a cidade que foi a capital da Alemanha, mas percorria mais de 170 quilômetros do território que havia sido palco da 2ª. Guerra Mundial. De um lado estavam os países Inglaterra, França e Estados Unidos. Do lado Oriental, Rússia. Somente os visitantes de outros países podiam atravessar o famoso Check Point Charlie, onde havia vigilância severa. No lado Ocidental havia a preocupação de organizações vinculadas à Rússia, que tinham liberdade de atravessar para o outro lado e fazer provocações. Para coibir tais procedimentos que eram comuns, inclusive com passeatas na rua principal de Berlim, a chamada “Rua do Principe Eleitor”. Havia um policiamento especial comandado por um alemão duro para tal mister.
O CHEFE DA POLÍCIA
O Chefe da Polícia residia próximo ao Aeroporto de Tempelhof e por nímia gentileza do Coronel Chefe fomos convidados para um jantar em sua casa, recepcionados por sua esposa que era holandesa e falava muito bem o português. Era afável e havia estado em Ribeirão Preto quando de uma visita de delegação alemã da Fundação Germânica para os Países em Desenvolvimento. Jantou no restaurante do Bosque e elogiou o local e a comida brasileira. Em dado momento, entre vinhos brancos alemães, no que era também especialista, ele recebeu a notícia de que seu filho estava em uma invasão de casas em nome dos sem tetos.
APRONTOU-SE PARA BATALHA
O policial colocou sua melhor farda com as devidas medalhas e nos convidou para irmos até a região onde a polícia estava cercando para entrar em ação. Um adjunto, todo cheio de dedos acercou-se do local onde estávamos e avisou que junto com os invasores estava seu filho, e perguntou o que deveria fazer. Em alemão, depois vertido para o português disse com todas as letras. Cumpram com suas missões. Ele não me perguntou o que deveria fazer e se deveria fazer. Eu vou cumprir com o meu dever. Em seguida foram bombas de efeito moral, água dos bombeiros e cassetetes em ação doída. O Chefe saiu do local da manifestação e retornou para casa. Foi repreendido pela esposa que não gostou de saber que seu filho havia apanhado junto com os demais.
DURA LEX… SEDE LEX ( a lei é dura mas é lei)