‘Terceira cidade menos violenta’
Tocaram as trombetas e anunciaram em todos os quadrantes que Ribeirão Preto era a terceira com menor índice de violência. Não se falou no Brasil ou no Estado de São Paulo. Mas o espírito era de comemoração. No entanto se confrontarmos as pesquisas com a realidade dos Boletins de Ocorrências e flagrantes lavrados vamos constatar o equívoco de tal assertiva.
Homicídios
Nos últimos meses houve um aumento substancial do número de homicídios e de outros tipos de crimes violentos, o que contradiz o anunciado. Resta analisar as causas destas situações que colocam o cidadão como vítima de uma situação que não é condizente com a tranquilidade que as famílias precisam ter para criarem seus filhos e terem condições plenas de trabalho.
Falta efetivo
Não se pode culpar aqueles que estavam à frente dos órgãos de segurança pública em Ribeirão Preto e região. Eles se defrontaram e os que vierem irão enfrentar os problemas da falta de efetivos nas Polícias Civil e Militar. Quem conhece sabe que mudar a atual situação depende do Governo Estadual, da Secretaria de Segurança Pública e dos comandos das Polícias Civil e Militar.