Tribuna Ribeirão
Geral

Larga Brasa

Maracutaia
Em tempos não muito passados havia um grupo de “vivaldinos” que se utilizavam de artifícios diversos para conseguirem ar­rebanhar terras cujos proprietários não pagavam IPTU. Faziam para ingressarem com ações de Usucapião. Verdadeira grila­gem. Possuíam olheiros em setores oficiais que acompanhavam o pagamento do IPTU e sabiam quais áreas eram inadimplentes para com o município. Construíam uma casinha no meio “do nada” e colocavam um pobre chefe de família, muitos dos que vinham em busca de trabalho na cidade grande, e o faziam assi­nar documento particular que garantia o retorno das terras para eles, caso conseguissem sucesso na Justiça. Ingressavam com a ação de Usucapião e pagavam os tributos devidos em nome daquele que morava na casa mal ajambrada construída. Quan­do a Justiça dava ganho de causa ao humilde trabalhador, eles faziam valer o documento que ele havia assinado e o colocavam para fora da terra que em última análise seria dele.

Muitos alqueires tomados
Desta forma muitos alqueires foram grilados com gente grande se mancomunando com os vivaldinos. Posteriormen­te, houve um tempo em que um grupo católico formou uma associação destas vítimas e em conjunto ingressaram com ações para reversão das ações judiciais. Juntaram-se padres, freiras, advogados, médicos e outros profissionais que deram amparo aos que eram defenestrados de seus bens. Consegui­ram reverter as sentenças na maior parte daquelas que deram ganho de causa aos expertos. Foi uma festa. Os vitoriosos têm até hoje a entidade que lhes devolveu o direito do que era de­les. Isto aconteceu aqui.

Postagens relacionadas

Custo da construção nacional cresce 0,84% em julho

Redação 1

Incêndio atinge galpão da Cinemateca em SP

Redação 1

Prefeitura mantém plantão no feriadão

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com