Refis
Além do socorro anual que a prefeitura de Ribeirão Preto destina à Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp), para suprir suas carências, a Secretaria Municipal da Fazenda paga um “Refis” por conta de tributos federais não quitados em parcelamento. O valor mensal é alto.
Cohab
O mesmo ocorre com a Companhia Habitacional Regional (Cohab-RP), que sangra os cofres municipais em mais de R$ 1,5 milhão por mês, verba que fica retida do Fundo de Participação dos Municípios mensalmente por causa da inadimplência devido a acordo feito em outras administrações. Cobre dívidas de prefeituras que participam acionariamente do órgão habitacional.
Região Metropolitana
A estrutura legal da Região Metropolitana de Ribeirão Preto está pronta e acabada, dizem entendidos. No entanto, com a falta de verba para seu funcionamento, é inócua e somente tem tido ações tênues sem o caráter administrativo que poderia ter. Nos países mais desenvolvidos existem administrações regionais que cuidam dos direitos do cidadão de forma global e possuem membros da mais alta qualificação.