A importância dos meios de comunicação
Sempre se constata que o setor de imprensa falada, escrita e televisada é muito importante na orientação e educação da população. Há alguns meses o jornalista Chico Ferreira me colocou em contato com um trabalhador de Serrana, que havia acabado de se aposentar da Usina em que esteve desenvolvendo suas atividades durante toda a sua vida e tentou falar com este repórter durante meses e não conseguiu, pois os seus horários de trabalho eram diferenciados. Quando deixou suas atividades, aposentando-se, nos procurou, pois queria fazer um agradecimento e deixar claro a importância do Rádio, à época.
Diabetes
A usina de açúcar e álcool em que ele trabalhava realizou um trabalho de constatação da glicemia de seus funcionários para prevenção de acidentes e para tomar providências, além de orientá-los. Os exames chegaram em grande quantidade e o médico que os recebeu informou a este trabalhador que a sua situação era crítica. A sua taxa de açúcar estava tão alta que poderia ser vítima de um enfarto ou de outro problema decorrente do diabetes. Ele ficou apavorado e perguntou ao doutor dos sintomas que ele não possuía nenhum. Para referendar a sua certeza de que não tinha a doença reportou que havia ouvido no programa “Larga Brasa” um médico dizer referidos sintomas e ele afirmava não ter. O profissional que realizava os exames afirmou que os resultados eram definitivos e que ele precisava fazer um tratamento de choque urgente, senão poderia morrer.
Consulta com outro médico
Este senhor procurou um médico de Serrana que era um abnegado que atendia a todos e relatou o problema. O próprio médico o colocou em seu carro e o levou a um laboratório de Ribeirão Preto onde fizeram exames mais acurados. Constatou-se que devia ter acontecido algum problema nos exames do trabalho, pois ele não tinha problema algum. Se ele tivesse feito o tal “tratamento de choque” que pretendiam fazê-lo, provavelmente ele teria morrido, segundo os que o atenderam. Ele fez questão de agradecer ao repórter e exaltou os meios de comunicação que fazem trabalho educativo através de entrevistas.