Tribuna Ribeirão
Geral

Larga Brasa

Dia do Pendura
Em anos passados os estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, conhecida com “Arcadas” (em alusão à sua arquitetura) – em que a história de São Paulo é contada com fatos que demonstram o amor dos estudantes às causas da população – se posicionaram contra o Governo Federal por não determinar a elaboração da Constituição do Brasil.
Alguns estudantes tombaram diante da opressão das tropas da República e o movimento se transformou em uma revolu­ção denominada de “Constitucionalista”, comemorada no dia 9 de julho, que é feriado só no Estado de São Paulo, que mui­tos comemoram sem saber o real significado.
Os estudantes daquela Faculdade tinham como hábito no dia da formação do Diretório Acadêmico fazer o Dia do Pendura. Saiam grupos de jovens estudantes para os mais diferentes restaurantes da capital e depois de se fartarem das comidas que faziam parte do cardápio das casas famosas, diziam a frase que marcava o movimento: “COLOCA NO PENDURA”. Querendo dizer que iriam ficar devendo e iriam pagar no “Dia de São Nunca”.

Em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto também os estudantes de Direito come­çaram a assim proceder. Em determinada semana do mês de agosto (semana em que se comemora a criação dos cursos jurídicos no país, no dia 11 de agosto) se dirigiam aos mais fa­mosos restaurantes e depois de se alimentarem com as mais caras iguarias mandavam colocar no ‘pendura’ por conta da data. Um dirigente do Sindicato dos Empregados em Bares e Restaurantes e proprietários de restaurantes se reuniram, pois não estavam aguentando os prejuízos causados pelos estu­dantes no tal Dia do Pendura. Estudaram uma forma de não ofender ao movimento estudantil, mas de forma harmoniosa, resolveram fazer neste mesmo dia o Dia do Garçom, que era celebrado às margens do Rio Pardo na sede social do Sindica­to. Não houve problema e os restaurantes e bares que abriam naquele dia sabiam de antemão que iriam ter estudantes fa­zendo o pendura. E assim se resolveu a questão em Ribeirão.

Postagens relacionadas

Para chamar protesto, grupos misturam rostos de Bolsonaro e Hitler em Santiago

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Big Brother do trânsito começa a funcionar em março 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com