Galinha dos ovos de ouro
A produção de álcool passou por vários patamares, alternando com o açúcar as exportações para o exterior e enfrentando o descrédito das autoridades de todos os escalões, principalmente os da Petrobras, quanto à sua viabilidade como combustível limpo e renovável.
Biagi
Empresário com visão de futuro, Maurílio Biagi afirmava que o álcool poderia ser utilizado como combustível de veículos com algumas regulagens e que o país tinha condições de ter uma matriz renovável e positiva para o meio ambiente. Antes do PróAlcool e outros programas que ficaram nas gavetas e implantados timidamente.
Milho
Análises da produção do álcool de milho dos Estados Unidos faziam com que a brasileira fosse vantajosa pelos custos do milho e do clima daquele país. Teríamos vários patamares para plantios e colheitas com clima favorável e terra própria. Investiu-se no programa de álcool como combustível e depois viabilizou-se a mistura com a gasolina em substituição ao chumbo tetra-etila cancerígeno utilizado como ante detonante na gasolina.