O Lar Santa Rita de Cassia, entidade que há 48 anos oferece acolhimento institucional para idosos carentes em situações de abando e vulnerabilidade social em Ribeirão Preto, pede ajuda para continuar com o trabalho, prejudicado por causa da crise financeira que afetou a economia nacional nos últimos anos.
Ligado à Associação de Caridade Santa Rita de Cassia, atualmente o lar atende 25 idosos com idade entre 70 e 95 anos. Conta com 19 funcionários contratados de acordo com o regime da Consolidação de Leis do Trabalho (CLT) – cozinheira, nutricionista, assistente social, enfermeira, fisioterapeuta, atendentes entre outros, além de dois médicos voluntários.
A despesa mensal do Lar Santa Rita é de aproximadamente R$ 43 mil. Segundo a assistente social Jeynce Lopes, a prioridade no momento é o custeio de material de limpeza e produtos de higiene e também para a manutenção de infraestrutura e outras atividades. A necessidade, no momento, é para arrecadar fundos, materiais de limpeza no geral, micropores (fibra cirúrgica) e luvas descartáveis tamanhos pequeno e médio.
Os recursos arrecadados também serão usados na realização de das atividades diárias de passeios, festas e oficinas de artesanato para dar mais conforto aos residentes. Quem quiser colaborar pode efetuar o depósito de qualquer quantia na conta do Lar Santa Rita de Cassia no Banco do Brasil, agência nº 2665-4, conta corrente nº 5520-4, ou entregar os produtos diretamente na sede da entidade, na rua Doutor João Gomes da Rocha nº 509, no Jardim Irajá, na Zona Sul da cidade, das nove às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O lar atende em Ribeirão Preto desde 1971 e conta com a colaboração da comunidade para manter as atividades.
A história da entidade começou em 1928 como Roupeiro de Santa Rita de Cassia, que com a união da diretoria realizava a arrecadação e distribuição de roupas e agasalhos para os menos favorecidos da época. Em 1971, na gestão de Frei Estevão e Dona Maria Aparecida Oliveira, teve inicio a construção do Lar Santa Rita de Cassia , entidade construída para o acolhimento institucional para proporcionar um envelhecimento saudável para idosos vulneráveis de ambos os sexos ,residentes no município de Ribeirão Preto.
Com a alteração da lei nº 7.036, em 3 de março de 1995, o Roupeiro de Santa Rita de Cassia passou a ser considerado como utilidade publica municipal e virou Associação de Caridade Santa Rita de Cassia. Oferece qualidade de vida, alimentação balanceada, proporcionando para todos os acolhidos atividades semanais como Dia da Beleza Masculina e Feminina, fisioterapia , jogos , atividades de interação com familiares e comunidade , passeios, festinha comemorativas e oficinas de arte terapia.