A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou no início de julho o Guia do Turismo Católico do Estado de São Paulo. O lançamento aconteceu na Expo Católica, feira internacional de produtos e serviços para a Igreja Católica e maior vitrine do setor no Brasil e na América Latina.
Para elaborar o Guia do Turismo Católico do Estado de São Paulo, a Setur-SP mapeou mais de 300 capelas, igrejas, basílicas, santuários, museus, templos, festas, eventos, rotas e destinos em todo o Estado de SP que promovem o turismo religioso católico.
Alguns exemplos são o Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida, que recebe anualmente cerca de 8 milhões de fiéis; o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, que celebra a memória do primeiro santo brasileiro, São Frei Galvão; o Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém; a Catedral da Sé, na capital paulista; a Canção Nova, sede da Renovação Carismática Católica (RCC) no Brasil, em Cachoeira Paulista, entre outros.
“São Paulo tem a maior arquidiocese do Brasil, com 5,9 milhões de fiéis católicos. Além disso, por conta da diversidade e riqueza de atrativos na capital, no interior e no litoral, São Paulo é o estado que mais recebe visitantes de turismo religioso católico, consolidando-se também como o maior emissor de turistas desse segmento no país”, afirmou Roberto de Lucena, titular da Pasta de Turismo e Viagens.
A força do turismo católico também pode ser notada nos feriados religiosos. De acordo com estimativas do Centro de Inteligência e da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, no feriado de Corpus Christi deste ano, 2,9 milhões de pessoas viajaram pelo Estado de SP, gerando movimentação financeira de cerca de R$ 5 bilhões.
Canção Nova
Território Eucarístico: atração apresenta a história do seminarista Jonas Abib, além de oferecer caminhos para resgatar a pureza da fé, por meio do conhecimento
Catedral da Sé
Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo ou como é mais conhecida, a Catedral da Sé é o principal templo católico da cidade de São Paulo. Ela fica na Praça da Sé, na Zona Central da capital.
Convento Nossa Senhora da Conceição
O Convento Nossa Senhora da Conceição foi construído no século XVI em estilo colonial. É considerada um dos cartões-postais de Itanhaém. O visitante conhece toda a sua história e confere os ricos detalhes da arquitetura.
Frei Galvão – Guaratinguetá
O Seminário e a Igreja de Frei Galvão, em Guaratinguetá são frequentados pelos turistas. O Seminário chama a atenção pela sua conservada arquitetura e detalhes da decoração de época. O local recebe alunos do Brasil inteiro para formação religiosa da ordem franciscana. Já a igreja é homenagem ao frei, que recebeu a beatificação do Papa João Paulo II
Aparecida
Aparecida é conhecida mundialmente. Em 1717 dois pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, quando pescavam no Rio Paraíba. Desde então, muitas graças foram alcançadas pelos fiéis que rezavam diante da imagem, atraindo cada vez mais devotos. Em função dos diversos milagres e fiéis peregrinos foi construída em 1745 a primeira igreja para abrigar a imagem de Nossa Senhora, a “Basílica Velha” e ao redor se instalaram os primeiros fiéis e residentes. Na metade do século XX foi construída a atual Basílica, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil. Considerado o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina, recebe anualmente milhões de visitantes, o que faz do município um dos principais núcleos turísticos do Brasil.
Turismo Religioso Paulista
O Turismo Religioso é um dos segmentos turísticos que mais cresce no Brasil, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As viagens relacionadas ao turismo religioso movimentam cerca de 20 milhões de viagens todos os anos e mais de R$ 15 bilhões, de acordo com o Ministério do Turismo. Por sua formação histórica, social e cultural, o Brasil congrega diversas religiões que valorizam o Turismo Paulista e acrescentam fluxos turísticos importantes. A prática diminui a sazonalidade, estimulando a ocupação dos destinos na baixa temporada.
A Setur-SP agrega um conjunto de iniciativas de incremento da atividade turística no segmento religioso. Entre as ações estão a promoção de destinos com essa vocação, apoio e implantação de rotas turísticas, sejam elas peregrinas que podem ser realizadas a pé, de bicicleta ou por outros meios ou rotas rodoviárias e aéreas. Também inclui acordos de cooperação com outros estados e órgãos estaduais. O objetivo é promover e incrementar toda a oferta de turismo religioso voltado a aspectos históricos ou ligados à religião católica, judaica, islâmica, entre outras.
Cidades da região no Guia
Batatais
Brodowski
Monte Alto
Sertãozinho
Tambaú
Veja mais e acesse o guia em: https://www.turismo.sp.gov.br/guia-turistico-catolico-do-estado-de-sao-paulo