A Cia. Sol’Ópera traz para Ribeirão Preto, pela primeira vez, a ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi (1813-1901). A apresentação será nesta terça-feira, 29 de maio, às 20 horas, no Theatro Pedro II, dentro do projeto Amigos da Casa. A regência e a direção geral são do maestro Nazir Bittar.
“La Traviata” é uma das mais emblemáticas da literatura operística e talvez uma das mais realizadas nos teatros de todos os países. O libreto de Francesco Maria Piave se baseia na peça teatral “A Dama das Camélias”, do francês Alexandre Dumas Filho (1824-1895), que conta o drama vivido por uma cortesã que abre mão de seu grande amor padecendo até sua morte.
A montagem da Cia. Sol’Ópera conta com a presença predominante de artistas de Ribeirão Preto. São solistas, orquestra e coro. As personagens principais serão vividas pela soprano Carla Barreto (Violeta Vallery), tenor Alan Faria (Alfredo Germont) e o barítono Carlos Gonzaga (Giorgio Germont). Além deles, vão participar os solistas Priscila Cubero, Marcos Pinafo, Rafael Stein, Fernando Munhoz, Anita Furlan e Fernando Diniz que completam o grande elenco.
Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia) para todos os setores – plateia, frisa, balcão nobre, balcão simples e galeria. A meia-entrada só vale para estudantes com carteirinha da instituição de ensino, professores da rede pública (municipal e estadual) com apresentação de holerite ou documentação e aposentados e idosos acima de 60 anos com documento comprobatório (cédula de identidade, RG).
Crianças de até dois anos não pagam. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no Shopping das Capinhas, na avenida da Saudade nº 1.040, Campos Elíseos. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. Quem chegar atrasado também não poderá trocar o ingresso e não haverá devolução de dinheiro.
A Fundação Pedro II também proíbe o consumo de comidas e bebidas no local. O teatro fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1,3 mil pessoas. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos devido ao horário.
Amigos da Casa – Para valorizar os artistas locais, o projeto “Amigos da Casa”, da Fundação Dom Pedro II, democratiza o acesso à cultura, com uma proposta de formação de público para apresentações artísticas nas áreas de música, teatro e dança, em um dos principais cartões-postais de Ribeirão Preto e segundo maior teatro de ópera do Brasil, o Theatro Pedro II.
Desde que o projeto foi implantado, em 2009, o Theatro Pedro II é palco para que os artistas da cidade tenham a oportunidade de aprimorar e desenvolver seus espetáculos, promovendo a arte e a cultura junto à comunidade com o objetivo de democratizar o acesso e formação de plateia.