Tribuna Ribeirão
Mundo

Kiev é atacada durante visita de Guterres

SERVIÇO DE IMPRENSA DA PRESIDÊNCIA DA UCRÂNIA VIA REUTERS

A Rússia bombardeou Kiev nesta quinta-feira, 28 de abril, enquanto o secretário-geral da Organização das Nações Uni­das (ONU), António Guterres, visitava a cidade. Segundo o prefeito da capital ucraniana, Vitali Klitschko, ao menos três pessoas ficaram feridas.

Guterres e sua comiti­va ficaram chocados com a proximidade do bombardeio russo, embora todos estejam seguros, disse um porta-voz da ONU. Segundo a agência France Presse, ao menos um prédio ficou em chamas na área bombardeada, nos pri­meiros ataques russos a Kiev desde meados de abril.

“Esses bombardeios dizem muito sobre os esforços da li­derança russa para humilhar a ONU e tudo o que essa organi­zação representa”, disse o pre­sidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em um vídeo posta­do no Telegram. Cinco mísseis caíram sobre a cidade “imedia­tamente após o encontro” que teve com Guterres.

“Isso requer uma reação poderosa, da mesma intensi­dade”, acrescentou. “À tarde, o inimigo atirou em Kiev. Dois ataques no distrito de Shevshenkovsky”, disse Klits­chko, observando que os pri­meiros relatos eram de “três pessoas internadas”.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, denunciou o que cha­mou de ato bárbaro e indicou que os bombardeios foram realizados com mísseis de cru­zeiro. “Ataques de mísseis no centro de Kiev durante a visita oficial de António Guterres”, criticou Mijailo Podoliak, con­selheiro do presidente ucrania­no, no Twitter.

“Ontem (quarta-feira, dia 27), Guterres estava senta­do em uma grande mesa no Kremlin e hoje há explosões acima de sua cabeça”, disse ironicamente, referindo-se à visita de Guterres a Moscou no início desta semana, onde foi recebido pelo presidente russo, Vladimir Putin.

“É a prova de que precisa­mos de uma vitória rápida so­bre a Rússia e que todo o mun­do civilizado deve se unir em torno da Ucrânia. Temos de agir rapidamente. Mais armas, mais esforços humanitários, mais ajuda”, pediu o chefe de gabinete, Andrii Iermak.

Iermak pediu a privação da Rússia de seu direito de veto no Conselho de Segurança da ONU. O secretário-geral da ONU chegou à Ucrânia nesta quinta-feira e deveria visitar Bucha e Irpin, nos arredores de Kiev. Os ucranianos acu­sam as forças russas de co­meterem crimes contra a po­pulação civil nessas cidades.

A Rússia atingiu alvos de praticamente um extremo ao outro da Ucrânia nesta quinta­-feira. Explosões foram relata­das em todo o país, em Polon­ne, no oeste, Chernihiv, perto da fronteira com a Belarus, e Fastiv, um grande centro ferro­viário a sudoeste da capital.

O prefeito de Odessa, no sul da Ucrânia, disse que fo­guetes foram interceptados por defesas aéreas. As autori­dades ucranianas também re­lataram intenso fogo russo no Donbas, o centro industrial no leste que o Kremlin diz ser seu principal objetivo, e perto de Kharkiv, uma cidade do nor­deste que é vista como chave para a ofensiva.

A agência de guarda fron­teiriça da Polônia registrou três milhões de travessias de entrada na fronteira do país com a Ucrânia desde a invasão russa, que começou no dia 24 de fevereiro. Cerca de 904 mil travessias fizeram o caminho contrário, segundo a agência.

Um bombardeio da Rússia a uma usina siderúrgica na ci­dade de Mariupol, na Ucrânia, deixou novas vítimas militares nesta quinta-feira. No vídeo, os militares ucranianos disse­ram que os russos atacaram um hospital subterrâneo im­provisado e sua ala de cirurgia, matando um número não es­pecificado de pessoas e ferin­do outras. A autenticidade do vídeo não pode ser checada de forma independente.

De acordo com autorida­des da Ucrânia, cerca de mil civis estavam abrigados na instalação bombardeada nes­ta quinta. Os corpos de 1.150 civis foram recuperados na re­gião de Kiev, na Ucrânia, des­de a invasão da Rússia, e 50% a 70% deles têm ferimentos de balas de armas pequenas, informou a polícia local nesta quinta-feira.

Postagens relacionadas

Lula defende moeda comum no Mercosul

William Teodoro

Terceiro grupo de repatriados do Líbano já está a caminho do Brasil

Redação 2

ISS faz manobra para desviar de fragmento

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com