O desembargador Kassio Nunes Marques tomou posse nesta quinta-feira, 5 de novembro, no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Devido às restrições provocadas pela pandemia de covid-19, a cerimônia foi restrita a algumas autoridades, sem convidados no plenário.
Natural de Teresina (PI), Kassio Nunes Marques tem 48 anos de idade e foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada pelo ministro Celso de Mello, que se aposentou. Antes de chegar ao STF, atuou como desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, sediado em Brasília.
Foi advogado por cerca de 15 anos e juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí. No dia 21 de outubro, o plenário do Senado aprovou a indicação por 57 votos a 10. A posse foi acompanhada pelo presidente Jair Bolsonaro e outras autoridades.
Também participaram os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além do procurador-geral da República, Augusto Aras, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.
A cerimônia começou com a abertura da sessão pelo presidente do STF, Luiz Fux. Em seguida, os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes conduziram o novo ministro ao plenário. Kassio Nunes Marques foi convidado a ler o termo de posse e foi declarado empossado.