A Justiça Eleitoral de Ribeirão Preto aplicou multa de R$ 5 mil aos candidatos a prefeito Fernando Chiarelli, do Patriota, e Coronel Luis Henrique Usai, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), totalizando R$ 10 mil.
O professor de literatura e inglês Fernando Chiarelli é citado por supostamente ter feito propaganda antecipada nas redes sociais. No caso de Luis Henrique Usai, o coronel da reserva Polícia Militar não teria informado que faria propaganda em uma página no Instagram.
O candidato do PRTB foi multado por causa de uma ação movida pelo Partido dos Trabalhadores. O PT alegou judicialmente que Usai utilizou uma página no Instagram sem ter informado o endereço eletrônico para a Justiça Eleitoral. A decisão é do juiz Sylvio Ribeiro de Souza Neto, da 305ª Zona Eleitoral.
Já a ação contra Chiarelli foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e diz respeito a uma postagem publicada em uma página no Facebook. A juíza Isabel Cristina Alonso Bezerra Zara entendeu que o post foi publicado três dias antes do início da propaganda eleitoral. Teria sido postada no dia 24 de setembro e a campanha só poderia começar no dia 27. Os candidatos ainda podem recorrer.
A assessoria do Coronel Luis Henrique Usai informou que já recorreu da decisão. Porém, admite não ter indicado os endereços para a Justiça Eleitoral. Cita que o caso já foi regularizado. Contudo, a equipe optou por tirar a página do ar até uma decisão final.
Já a equipe de Fernando Chiarelli diz à imprensa que o candidato não fez campanha antecipada porque a página oficial de sua candidatura no Facebook ainda não está no ar. Segundo a informação, deve ser ativada nos próximos dias. Alega ainda que a multa não interfere na corrida ao Palácio Rio Branco.