O fato mais relevante da reunião realizada nesta quarta-feira, 8 de março, no Sindicato Rural de Ribeirão Preto, ao lado da pauta previamente estabelecida, acabou sendo o lançamento da candidatura de Paulinho Junqueira para a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em pleito que será realizado ainda neste ano.
As manifestações de apoio ao atual presidente do SRRP e da Assovale, de parte dos ruralistas presentes, foram unânimes. Também foi destaque a presença do ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, que externou preocupações com o futuro do crédito agrícola no governo atual.
A candidatura de Paulinho Junqueira foi levantada sob o argumento de que o setor necessita de novas lideranças “ativas e desvinculadas de grupos.” Manifestaram-se, nesse sentido, ruralistas de – entre outras cidades – Araçatuba, Araraquara, Luiz Antônio, Jardinópolis, Catanduva, Sales Oliveira, Barretos, Batatais, Tupã, Jaboticabal, Casa Branca, Garça, Cravinhos e Fernandópolis.
Entidades representativas do segmento também apoiam Junqueira. Surpreendido com a espontaneidade como seu nome foi lançado, ele deixou claro que aceitaria o desafio, embora “preferisse apoiar um outro representante do setor”. Disse entender a necessidade de renovação reclamada pela Faesp, lembrando que o atual presidente, Fábio Meirelles, já tem 94 anos e está no comando da entidade há 48.
Encontro da base ruralista
Foi divulgado, por outro lado, detalhes do 1º Encontro dos Produtores Rurais, no próximo dia 18, com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz.
Esse encontro contará, também, com as participações do deputado estadual Lucas Bove (PL-MG) e do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP). Será realizado a partir das 10h30 na rua General Augusto Soares dos Santos nº 100 (portaria 01), no Parque Industrial Lagoinha.
“A presença dos produtores rurais de todo o estado é fundamental e de suma importância para dialogarmos sobre as demandas do setor, bem como sobre os desafios e oportunidades existentes”, salienta Paulinho Junqueira. Os convites, por outro lado, serão pessoais e intransferíveis.