Tribuna Ribeirão
Saúde

Julho Amarelo – População terá testagem e vacina contra hepatites

ROVENA ROSA/AG.BR.

A Secretaria municipal da Saúde, por meio do programa municipal de DST/Aids, Tu­berculose e Hepatites Virais, realizará entre os dias 24 e 28 de julho, como parte da cam­panha Julho Amarelo, ações que consistem em oferecer à população vacinação contra hepatite B e testes para de­tecção da hepatite C, além de promover a educação preven­tiva e levar informação à po­pulação sobre a doença.

As unidades de saúde pro­moverão ações de incentivo à testagem e à vacinação, incluin­do atividades extramuros nos locais da área de abrangência. Além disso, a equipe do Pro­grama Municipal de DST/Aids realizará teste rápido de Hepa­tite C para a população no dia 24, das oito às 12 horas, no Lar do Idoso/Apae. No dia 28 será das nove às 14 horas, na praça Carlos Gomes.

Neste ano, a campanha Ju­lho Amarelo envolve intensifi­cação da testagem para hepatite C com foco nos maiores de 40 anos /ou população chave de qualquer idade, como pessoas LGBT, em situação de rua, co­municantes sexuais e domici­liares de portadores de hepati­tes B e C, profissionais da saúde e manicures e pedicures.

Envolve também podó­logos, tatuadores, tatuados e/ ou com piercings, usuários de álcool e outras drogas, profis­sionais do sexo, bombeiros e policiais militares, cuidadores, hipertensos e diabéticos, bem como aconselhamento para to­dos e, nos casos positivos o en­caminhamento para realização de exames complementares e tratamento se indicado.

Em 2010, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais a ser comemorado em 28 de Julho; e em 2019, foi sancionada a lei nº 13.802 de 10 de janeiro, que ins­tituiu o “Julho Amarelo”, com o objetivo de promover ações re­lacionadas à luta contra as he­patites virais.

As hepatites são doenças de grande impacto na saúde pública brasileira, consideran­do-se o número de indivídu­os atingidos e a possibilidade de complicações das formas agudas e crônicas. Em Ribei­rão Preto, entre 2013 e 2022, foram diagnosticados 1.252 novos casos de hepatite C e 695 de hepatite B, sendo que a grande maioria destes foram em pessoas com mais de 40 anos de idade.

Estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam in­fectadas pelo vírus da hepatite C em todo o mundo e que cerca de 400 mil vão a óbito todo ano, devido a suas complicações, principalmente por cirrose e carcinoma hepatocelular. O Mi­nistério da Saúde estima que no Brasil tenha aproximadamente 700.000 pessoas com a doença e que necessitam de acompa­nhamento e tratamento.

Postagens relacionadas

Número de usuários de planos de saúde passa de 51 milhões em 2023

Redação 2

Incor vai usar ventiladores pulmonares desenvolvidos pela USP

Redação 1

Cresce atendimento home care

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com