Tribuna Ribeirão
Geral

Julgamento de Lula – Lewandowski nega sessão secreta

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supre­mo Tribunal Federal (STF), aproveitou a sessão da Corte desta quinta-feira, 21, para negar a notícia de que seria realizada, por sua determi­nação, uma sessão secreta para o julgamento do pedido de liberdade do ex-presiden­te Luiz Inácio Lula da Silva na próxima terça-feira, 26.

O ministro leu o conte­údo da notícia no plenário, referindo-se a ela como “fake news”. Presidente da Segunda Turma, Lewandowski disse que as notícias falsas não o intimidam e reforçam sua “firme intenção de cumprir a Constituição e as leis do País”.

“Quero aproveitar a opor­tunidade para desmentir ca­tegoricamente essa fake news e dizer que as nossas sessões da Segunda Turma são pú­blicas, e o acesso à imprensa é absolutamente franqueado, sem nenhuma restrição”, des­tacou Lewandowski, que dis­se ter recebido a notícia falsa através de mídias sociais.

Liberdade
Condenado em segun­da instância a 12 anos e um mês pelos crimes de cor­rupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá, o ex-presidente Lula entrou no início deste mês com um novo pedido de liberdade no STF e Superior Tribunal de Justiça (STJ). A petição é para que as Cor­tes suspendam os efeitos da condenação até que julguem no mérito os recursos ex­traordinário (analisado no STF) e especial (do STJ). No STJ, o pedido já foi negado individualmente pelo minis­tro relator da Lava Jato no tribunal, Felix Fischer.

No entanto, a petição feita ao STF foi enviada pelo ministro relator do caso, Edson Fachin, para análise dos ministros da Segunda Turma, composta ainda por Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello.

Os recursos contra a condenação que resultou na prisão de Lula ainda preci­sam ser admitidos pelo Tri­bunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para que cheguem aos tribunais supe­riores. O TRF-4 já rejeitou a concessão de efeito suspen­sivo no caso.

Postagens relacionadas

Saiba como funciona a entrega de suprimentos aos yanomami em Roraima

William Teodoro

País passará de 156 mil óbitos por covid

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com