Tribuna Ribeirão
Polícia

Juíza acusa dirigente de fazer ameaça de morte durante julgamento

AFP PHOTO / Don EMMERT

O ex-presidente da Federação Peruana de Futebol, Manuel Burga, teve a liberdade condicional restringida nesta quarta-feira por ter feito ameaças de morte durante o julgamento do escândalo de corrupção da Fifa, realizado em Nova York. O ex-dirigente é suspeito de ter se dirigido ao empresário argentino Alejandro Burzaco e feito um gesto como se cortasse a sua garganta.

A fiscal da Justiça norte-americana Kristin Mace encaminhou à juíza Pamela Chen o pedido para apertar a restrição ao peruano após vê-lo fazer o gesto enquanto o argentino prestava depoimento. De acordo com a fiscal, Burga simulou a decapitação de Burzaco na terça e na quarta-feira ao passar a mão na altura do pescoço. Após ver um desses movimentos, o empresário, que é testemunha de acusação, começou a chorar.

Burzaco era chefe de marketing da empresa Torneos y Competencias e contou durante o depoimento ter pago propinas a Burga, ao ex-presidente da CBF, José Maria Marín, e ao ex-mandatário da Conmebol, Juan Angel Napout. “O gesto pode ser um esforço para intimidar o testemunho dele”, disse a juíza.

Já o advogado do peruano, Bruce Udolf, disse que o seu cliente passou a mão sobre o pescoço para coçar a pele e atribuiu o choro do argentino à morte do advogado Jorge Delhon, que se suicidou em Buenos Aires depois de ser citado entre um dos beneficiários dos pagamentos ilícitos. “Ele (Burga) é um homem gentil, manso e tímido. Eu nunca vi uma indicação de que ele estivesse fazendo algum gesto”, disse.

Pela ordem judicial, Burga, que já cumpre prisão domiciliar após pagar fiança, não terá mais acesso a computador e só poderá usar o telefone para falar com o advogado. O peruano já é monitorado em tempo real por uma tornozeleira eletrônica.

A juíza disse ter tomado a decisão por estar seriamente preocupada com o andamento e afirmou ter provas em vídeo do gesto de Burga. O material de gravação, no entanto, não foi divulgado.

Postagens relacionadas

Bandidos mantêm reféns por mais de 15 horas em Batatais

William Teodoro

Policiais prende quadrilha que desbloqueava celulares

Redação

GPS aciona PM e carga roubada de embutidos é localizada na zona Norte

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com