Tribuna Ribeirão
Política

Juiz do DF determina instauração de CPI

Um juiz da 14ª Vara do Dis­trito Federal determinou nesta segunda-feira, 4, que o Congresso Nacional instaure em até 30 dias uma comissão, com poderes de CPI, para promover uma audi­toria da dívida pública. O ma­gistrado Waldemar Cláudio de Carvalho atendeu a um pedido da Associação Auditoria Cidadã da Dívida. O juiz ainda instituiu uma multa “pessoal” ao presiden­te do Congresso, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), no montan­te de R$ 100 mil por dia de des­cumprimento da decisão.

Afirmou que a comissão deverá realizar, com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), o “necessário exame ana­lítico e pericial dos atos e dos fatos geradores do endividamento ex­terno brasileiro”, com aprovação de relatório conclusivo até o tér­mino da atual legislatura.

Segundo o magistrado, a determinação cumpre o que está disposto no Ato das Dispo­sições Constitucionais Transitó­rias (ADTC/1988), que, em um de seus artigos, prevê a criação de uma comissão mista para “exame analítico e pericial dos atos e fatos geradores do endi­vidamento externo brasileiro”.

“A população brasileira tem sofrido há quase três décadas com os inúmeros contingencia­mentos do orçamento público para o pagamento da dívida, em evidente prejuízo às diversas políticas públicas que deixaram de ser promovidas pelos últimos governos em razão da escassez de recursos financeiros, em es­pecial, na área da saúde, da edu­cação e da segurança pública”, afirma o juiz na decisão.

Postagens relacionadas

Senadores fazem acordo para derrubar volta das coligações nas eleições

Redação 1

GCM diz que denúncia de vereador não procede

Redação 1

Câmara reduz gastos com luz e água

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com