De forma modesta e sem tanta festa, como é de costume para a ocasião, os judocas do Projeto Rumo Ao Pódio III, que é proposto e coordenado pela Associação de Judô Corpore Sano, referência nacional na modalidade, fizeram a tradicional troca de faixas.
Em um cerimonial reduzido, mantendo todas as regras de distanciamento social e respeitando as medidas de segurança e contenção do novo coronavírus, os judocas, com a presença de apenas um familiar, receberam suas novas faixas de graduação.
De acordo com Cleber do Carmo, coordenador da Associação de Judô Corpore Sano, o evento, mesmo que modesto, é importante e marca uma nova fase na vida do judoca.
“Tivemos um ano muito difícil e com muitas dificuldades. Esse cerimonial, mesmo que mais simples, mais modesto, tem muito significado para o judoca. É um momento de transição, uma troca de graduação, que é extremamente importante para a motivação do atleta. É muito bacana dar a eles esse reconhecimento. Foi bem diferente do que estamos acostumados, sem muita festa, abraços, mas a importância foi a mesma”, afirmou Do Carmo.
Ao todo, 33 judocas, com idade entre 7 e 21 anos, receberam nova graduação. Além destes, os pequenos judocas do Projeto Educa Judô Fase III, outro projeto proposto pela Corpore Sano, que já está inserido em 20 cidades e atualmente é o maior projeto socioeducativo do estado de São Paulo, também trocaram de graduação.