O judô de Ribeirão Preto foi muito bem representado na Copa São Paulo de Judô 2022, disputada no último final de semana, em São Bernardo do Campo. Os atletas Riquelme Lopes, 16 anos, e Júlia Rodrigues, 12 anos, conquistaram resultados expressivos na competição.
Riquelme, disputando no sub-18 meio leve, ficou com a medalha de prata. Já Júlia competiu no sub-13 super pesado e ficou com o bronze. Ambos os atletas são judocas da Associação de Judô Corpore Sano, uma das mais tradicionais do estado de São Paulo, que tem parceria com a secretaria Municipal de Esportes.
Segundo Riquelme, a sensação de trazer a medalha para Ribeirão é a melhor possível. Ele também falou sobre voltar a disputar competições de grande porte depois de passar tanto tempo sem lutar.
“Foi uma sensação muito boa, fiquei muito feliz. Estamos treinando forte, minha equipe dá muito suporte, estrutura e esse resultado é reflexo de tudo isso. Também do apoio da minha família, que sempre me incentiva a lutar”, afirmou Riquelme.
Ainda muito jovem, Júlia falou timidamente sobre o seu resultado. “Foi muito legal ganhar a medalha, lutar num campeonato importante. Minha mãe está feliz com o meu resultado, isso é muito legal”, disse a judoca de apenas 12 anos.
A delegação ribeirão-pretana esteve na cidade acompanhada dos Senseis Carlos Eduardo e Katia Guilhermino. O evento contou com a participação de judocas de diversos estados brasileiros. A Copa São Paulo de Judô é considerada um dos maiores eventos da modalidade na América Latina.