A Associação de Judô Corpore Sano/Secretaria de Esportes, representando a cidade de Ribeirão Preto, iniciou sua participação nos 63º Jogos Regionais, realizados em Franca/SP, na última quinta-feira, dia 18 de julho, conquistando resultados importantes na busca do título de campeã dos Jogos, no masculino e feminino.
Com dois vice-campeonatos (por equipes e no Nage no Kata), a equipe feminina sai na frente na disputa do título, já a equipe masculina, ficou com a medalha de bronze nas mesmas competições. Ontem,19 de julho, aconteceram as disputas individuais por categorias de peso, além do absoluto, onde se seleciona um atleta que fará as lutas sem distinção de peso.
O torneio por equipes foi de altíssimo nível. A equipe masculina venceu lutas cruciais, perdendo apenas uma das disputas. Já a equipe feminina, conseguiu chegar à final com uma das mais jovens e leves equipes, porém, a experiência do time adversário pesou sob as judocas ribeirão-pretanas.
Na categoria Nage no Kata, as equipes ribeirão-pretanas colocaram em prática o empenho desprendido ao longo de meses de treinamento, sendo que nesta modalidade o feminino ficou em segundo lugar com uma diferença mínima de 11 pontos da dupla campeã.
A treinadora Katia Guilhermino ressalta a melhor preparação dos atletas para a competição. “A equipe masculina fez combates de tirar o fôlego, com os atletas extremamente preparados fisicamente e tecnicamente. Foram por pequenos detalhes que não conseguimos ser campeões. As meninas melhoraram o desempenho apresentado nos Jogos do ano passado, mesmo com uma seleção mais jovem e muito mais leves que as concorrentes. O título escapou por entre os dedos, devido as adversárias terem o peso muito acima da maioria de nossas judocas”, disse.
“O Nage no Kata é a essência do judô, e as duplas masculina e feminina transmitiram essa tradição em suas apresentações. A avaliação é feita através de criteriosos detalhes. Agora vamos identificar e praticar para nos próximos torneios subirmos no lugar mais alto do pódio” afirmou o treinador Carlos Eduardo.