Tribuna Ribeirão
Saúde

Jovens ‘esgotam’ vacinas em 2h30

Foto: Guilherme Sircili

A Secretaria Municipal da Saúde vai aplicar a vacina con­tra a covid-19 em mais 48 mil pessoas. Para 32 mil morado­res de 18 a 24 anos, o agenda­mento para receber a primeira dose foi aberto às 11h30 desta segunda-feira, 9 de agosto, mas as vagas foram preenchidas em menos de três horas. Às 14 ho­ras já não havia mais imuni­zante disponível.

A imunização será nesta terça (10) e na quarta-feira (11), a partir das oito horas, em 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), e a prefeitura de Ribei­rão Preto pede para as pessoas que conseguiram se cadastrar a doação de um quilo de ali­mento não perecível que será entregue pela Secretaria Muni­cipal de Assistência Social para famílias em situação de vulne­rabilidade da cidade.

A iniciativa faz parte da cam­panha “Vacina contra a fome”, do governo de São Paulo. O restante do público deste grupo deve esperar um novo agenda­mento, ainda sem data definida. “Assim que mais doses forem enviadas pelo governo do Es­tado para Ribeirão Preto, nova chamada para essa campanha será feita”, informa a Secretaria Municipal de Saúde.

Às 8h30 desta terça-feira (10), a Secretaria Municipal da Saúde também vai abrir agen­damento para a aplicação da segunda dose da vacina Astra­Zeneca, desenvolvida pelo labo­ratório britânico homônimo em parceria com a Universidade de Oxford e envasada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fio­cruz), em Bio-Manguinhos, em outros 16 mil adultos.

Esta etapa abrange as pesso­as de 45 a 54 anos com comorbi­dades e portadoras de deficiên­cia com Benefício de Prestação Continuada (BPC) que recebe­ram a primeira dose da Astra­Zeneca/Oxford entre os dias 21 e 27 de maio. A vacinação para deste grupo será na quinta-feira, dia 12, a partir das oito horas, em 38 Unidades Básicas de Saúde.

O agendamento deve ser fei­to no portal oficial da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442. As pessoas acama­das destes grupos podem rece­ber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio Servi­ço de Atenção Domiciliar, pelo telefone 3977-7111. Na hora do credenciamento o muní­cipe pode escolher a Unidade Básica de Saúde em que pre­tende receber a vacina.

Nos locais de vacinação (UBS’s), todas essas pessoas devem apresentar algum do­cumento oficial com foto – Re­gistro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pes­soa Física (CPF), comprovante de residência, ficha do Vacivida preenchida e o número do pro­tocolo do agendamento.

No caso das pessoas de 45 a 54 anos que receberão a segunda dose é preciso apresentar o cartão de vacinação da primeira dose. O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.com.br) é reco­mendado para todos os públi­cos incluídos no calendário de imunização. Também dá acesso ao site do Vacivida. O formulá­rio pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adi­cionar o número +55 11 95220- 2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa. me/5511952202923?text=oi.

Postagens relacionadas

Saúde declara epidemia de dengue em RP

William Teodoro

OMS vai certificar versões genéricas de insulina para reduzir preço

Redação 1

RP ultrapassa 35 mil casos de covid

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com