A Secretaria Municipal da Saúde vai aplicar a vacina contra a covid-19 em mais 48 mil pessoas. Para 32 mil moradores de 18 a 24 anos, o agendamento para receber a primeira dose foi aberto às 11h30 desta segunda-feira, 9 de agosto, mas as vagas foram preenchidas em menos de três horas. Às 14 horas já não havia mais imunizante disponível.
A imunização será nesta terça (10) e na quarta-feira (11), a partir das oito horas, em 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), e a prefeitura de Ribeirão Preto pede para as pessoas que conseguiram se cadastrar a doação de um quilo de alimento não perecível que será entregue pela Secretaria Municipal de Assistência Social para famílias em situação de vulnerabilidade da cidade.
A iniciativa faz parte da campanha “Vacina contra a fome”, do governo de São Paulo. O restante do público deste grupo deve esperar um novo agendamento, ainda sem data definida. “Assim que mais doses forem enviadas pelo governo do Estado para Ribeirão Preto, nova chamada para essa campanha será feita”, informa a Secretaria Municipal de Saúde.
Às 8h30 desta terça-feira (10), a Secretaria Municipal da Saúde também vai abrir agendamento para a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca, desenvolvida pelo laboratório britânico homônimo em parceria com a Universidade de Oxford e envasada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Bio-Manguinhos, em outros 16 mil adultos.
Esta etapa abrange as pessoas de 45 a 54 anos com comorbidades e portadoras de deficiência com Benefício de Prestação Continuada (BPC) que receberam a primeira dose da AstraZeneca/Oxford entre os dias 21 e 27 de maio. A vacinação para deste grupo será na quinta-feira, dia 12, a partir das oito horas, em 38 Unidades Básicas de Saúde.
O agendamento deve ser feito no portal oficial da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442. As pessoas acamadas destes grupos podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio Serviço de Atenção Domiciliar, pelo telefone 3977-7111. Na hora do credenciamento o munícipe pode escolher a Unidade Básica de Saúde em que pretende receber a vacina.
Nos locais de vacinação (UBS’s), todas essas pessoas devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, ficha do Vacivida preenchida e o número do protocolo do agendamento.
No caso das pessoas de 45 a 54 anos que receberão a segunda dose é preciso apresentar o cartão de vacinação da primeira dose. O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.com.br) é recomendado para todos os públicos incluídos no calendário de imunização. Também dá acesso ao site do Vacivida. O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220- 2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa. me/5511952202923?text=oi.