Os alunos da Academia Livre de Música e Artes (Alma) e do projeto Música Criança se uniram para uma megaprodução em vídeo e áudio da música “O Trenzinho do Caipira”, do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959), com arranjos produzidos pelo professor José Mário Cesário Matsumoto. O público poderá assistir à composição de forma gratuita e virtual nesta quarta-feira, 30 de junho, às 18 horas, acessando as plataformas digitais de ambos os projetos.
Cerca de 250 alunos participaram da produção, que foi realizada em duas semanas, com gravações de áudio e vídeo separados, seguindo todos os protocolos sanitários da pandemia de covid-19, em locais como a Tulha da USP (Universidade de São Paulo), Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau e Escola Municipal Adelaide Garnica.
De acordo com Ladson Bruno, coordenador pedagógico da Alma e Música Criança, a produção em conjunto foi pensada para alinhar ações de ambas instituições e apresentar o resultado das aulas do primeiro semestre, além de ser uma iniciativa para a retomada do segundo semestre.
“Esta apresentação reúne a interação de três projetos diferentes, os dois núcleos da Alma (núcleos 1 e 2) e ainda os alunos do Música Criança, somando a integração de três cidades, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra e Guará”, diz.
“O formato virtual preserva a segurança de todos os envolvidos, com o desenvolvimento de uma peça que é didática, que contempla os níveis pedagógicos de cada aluno, com classificação de iniciantes a intermediários”, ressalta Ladson Bruno, coordenador pedagógico da Alma e do projeto Música Criança.
Ele destaca que a escolha da obra “O Trenzinho do Caipira” tem por objetivo contar a história com a demonstração de sons variados. “O público vai ter contato com elementos visuais e sonoros, através de uma obra prima de um compositor brasileiro (Heitor Villa-Lobos), contada com simplicidade e mantendo a essência da composição original”, finaliza.