Por: Adalberto Luque
Um homem de 21 anos foi preso, na tarde deste domingo (26), após destruir diversos equipamentos e mobiliários na Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Central Dr. João Baptista Quartin, na Avenida Jerônimo Gonçalves, 466, Centro de Ribeirão Preto.
O homem recebia atendimento, mas teria se irritado e quis ir embora. Sem receber liberação, ele teria arrancado um pedaço de ferro de uma maca e começou a destruir diversos equipamentos. Destruiu um aparelho de TV de 42 polegadas, uma impressora, um bebedouro de água, um ventilador de parede, um monitor, uma porta de ferro, uma porta de madeira, uma mesa, três luminárias, seis lâmpadas e danificou o teto de gesso em vários locais da unidade de saúde.
Ao perceber que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) havia sido acionada, o jovem fugiu do local. A equipe da GCM chegou e, após obter as características do rapaz, saiu à sua procura. Ele foi localizado na Rua Tibiriçá, a cerca de 500 metros da UBDS Central.
Ao ser abordado, teria justificado o “dia de fúria” por não ser liberado pela equipe médica. O jovem foi conduzido para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro de Ribeirão Preto. O delegado o autuou em flagrante por dano ao patrimônio público e estabeleceu fiança no valor de um salário mínimo.
Como o jovem não pagou a fiança, ele acabou sendo encaminhado para uma unidade prisional. Ele deveria passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (27) para o juiz determinar se ele será solto ou se a prisão em flagrante será convertida em temporária.