Uma das joias recentes de Ribeirão Preto no futebol, Lipe Veloso fechou com chave de ouro sua primeira temporada em Belarus. O meia foi um dos principais nomes do Torpedo Zhodino na campanha histórica no campeonato nacional.
Com um gol aos 42 minutos do segundo tempo na partida contra o Vitebsk, no dia 28 de novembro, Lipe garantiu a vitória por 3 a 2 em favor do Torpedo, resultado esse que confirmou a terceira colocação no Campeonato de Belarus, a melhor da história do clube.
A posição garantiu a vaga na próxima edição da Liga Europa, mais um feito histórico para o clube. O Torpedo ficou apenas 3 pontos abaixo do campeão, e Lipe teve seu destaque.
O ribeirão-pretano de apenas 23 anos disputou um total de 29 jogos, sendo titular ao longo de toda temporada e marcando 8 gols, se credenciando como vice-artilheiro da equipe. Além disso, colaborou com 7 assistências.
“Eu avalio essa temporada como acima da expectativa. Devido as coisas que aconteceram no passado, com os problemas que tive na Ucrânia, acabei não me apresentando e fiquei um tempo parado. Quando cheguei aqui tive todo o respaldo para trabalhar e melhorar minha forma física e voltar a fazer o que eu amo”, afirmou Veloso.
Números esses que comprovam o bom momento do jogador, que ainda tem contrato com o Lviv, da Ucrânia, mas ainda não definiu seu futuro. Juntamente com seus empresários, Lipe ainda analisa todas as possibilidades no futebol europeu e asiático, inclusive, a possibilidade de disputar mais uma temporada pelo Torpedo.
“Meu futuro ainda está em aberto. O Torpedo tem uma opção de compra, eles já demonstraram interesse, mas é uma negociação um pouco chata. Como eu fiz uma boa temporada, minha valorização foi grande. Não acho que eu volto a jogar no Lviv por conta de tudo o que aconteceu, mas estou aberto ao mercado”, concluiu.
Quem é Lipe Veloso?
Natural de Ribeirão Preto, Luiz Felipe Veloso Santos nasceu no dia 7 de abril de 1997. Desde cedo demonstrou interesse pelo futebol. Durante a base teve passagem pelo Palmeiras em 2016. Ainda muito jovem foi contratado pelo Tokyo FC, um dos principais clubes do Japão. Por lá ficou entre 2016 e 2018, alternando passagens pelo time principal e pelo time B.
Em 2019 foi contratado pelo Lviv e em busca de novos desafios partiu para Ucrânia e fez uma boa temporada de estreia no leste europeu. Mas optou por buscar um novo clube em 2020. Neste ano veio o empréstimo para o Torpedo e o início em um novo país. A adaptação foi rápida e logo caiu nas graças da torcida e dos dirigentes deste emergente clube de Belarus.