O jornalista ribeirão-pretano José Luiz Datena fez um discurso emocionado ao assinar sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro, nesta quarta-feira, 4 de março, em Brasília. O ato foi acompanhado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que é amigo do apresentador de televisão. O novo emedebista ressaltou a importância da democracia.
“Estou feliz de estar aqui hoje (ontem) na filiação de um grande amigo”, disse Maia, que também teceu elogios ao partido. “O MDB sempre será o fiador da nossa democracia e relação entre os poderes”. Datena, por sua vez, disse que Maia é uma das “melhores coisas que conheceu na política nos últimos tempos”.
Ao discursar, Datena fez um breve passeio pela história do MDB, citando grandes figuras da legenda, como Ulysses Guimarães (1916-1992), e ressaltando o papel do partido para a manutenção da democracia. “Esse partido representa acima de tudo a base e luta da democracia contra qualquer sopro que ameace a democracia nacional”, afirmou Datena. “Escolho um partido que é alicerce básico para a democracia”, disse.
O jornalista e apresentador disse que já tinha ensaiado entrar para política anteriormente, mas que agora, em um momento “em que tem faltado muita dignidade social para os brasileiros e em que se discute muito a polarização”, era a hora certa dele entrar no jogo. Datena afirmou que gosta do presidente Jair Bolsonaro, que “entende, a cada dia que passa, que os limites da Presidência são traçados pelo povo que o elegeu”.