Assim como em 2016, os nomes José e Maria são os dois mais comuns em todo o país entre os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano. Ao todo, são 27.449 “Josés” e 20.942 “Marias”. Há quatro anos, os números eram bem parecidos – eram 28.580 (ou 1.131 a mais) e 20.965 (apenas 13 a mais), respectivamente.
A principal alteração na lista dos nomes mais comuns foi a ascensão do nome João. Em 2016, era apenas o sexto do ranking. Neste ano, pulou para o terceiro lugar, com 9.963 registros. Deixou para trás outros muito comuns, como Antônio, Francisco e Paulo.
Entre os dez nomes mais comuns de candidatos às eleições deste ano, Ana é o único feminino além de Maria. São 5.153. Ao todo, são quase 50 mil nomes diferentes. Além dos comuns, que se repetem aos milhares, têm aqueles que são únicos: 33.490, para ser mais preciso. Com tanto nome singular, sobra criatividade.
Não são apenas os nomes de batismo de vários candidatos que chamam a atenção. Na busca por votos, muitos deles optam pela criatividade para atrair os eleitores. Alguns usam métodos questionáveis, afinal, você votaria em um candidato que se identifica como Pinóquio? Ao menos cinco candidatos concorrem com esse codinome.
Se a preferência do eleitor for o mundo encantado da Disney, tem a Cinderela como opção. Em Ribeirão Preto, vários candidatos também adotaram o nome de famosos para conquistar a preferência dos eleitores. As informações estão disponíveis na plataforma Divulgacand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A plataforma mostra o perfil de todos os candidatos nestas eleições. Entre os apelidos adotados por candidatos de Ribeirão Preto estão Tiririca, Chuck Norris, Papai Noel, Michael Jackson e Ronald Trump.