A jornalista e escritora Márcia Rosseto, de Ribeirão Preto, assina uma das poesias da Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea – Volume IV: Além da Terra Além do Céu, publicada pela Chiado Books – editora Chiado, localizada em Lisboa, Portugal. A coletânea foi lançada neste sábado, 11 de janeiro, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.
Márcia escreveu a poesia Desalento da Noite (ver trecho abaixo). “Fiquei surpresa e muito feliz pela seleção, pois se trata de um material importante para a literatura brasileira e por estar numa editora que é referência na Europa”, disse.
A jornalista lançou em 2016 o livro A Intensidade da Noite, no gênero terror. Ela prepara mais dois livros a serem lançados em breve: Enterre Meu Corpo e a Guerra de Fabrício.
“Minha paixão pelo mundo das letras começou muito cedo por meio dos gibis. Sempre fui apaixonada pela antipoesia, aquela que deixa o lirismo para se apegar com a realidade mágica e fantástica”, acrescenta ela, que diz ser fã e “devota” de Edgar Alan Poe e Augusto dos Anjos.
A Chiado Books é especializada na publicação de autores portugueses e brasileiros contemporâneos, sendo a maior empresa em Portugal e no Brasil neste segmento.
Trecho de O Desalento da Noite
Nenhum riso mora em mim. Minha casa não tem portas e nem janelas, pois nada há para perder. Nenhuma virtude me habita. Somente a noite, esta fiel companheira, me isola de mim. Jogado no Cáusaco, temo a mesma sorte de Prometeus!
Não dei trigo ao solo, não flori em nenhuma estação! Ninguém me viu! Já não caminho, vago a esmo como se quisesse findar! Tão transparente feito a água, tão gélido como as paredes de uma lápide!