A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), realiza nesta terça-feira (15), o lançamento dos Jogos da Juventude Ribeirão 2023. O evento será realizado na cidade de 1º a 16 de setembro e reunirá cerca de 5 mil atletas de 14 até 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país. O objetivo dos jogos é oferecer suporte para as modalidades olímpicas e a formação de atletas. O lançamento será feito em evento na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), às 19 horas.
Ribeirão será a primeira cidade do Estado de São Paulo a sediar o evento. Segundo o governo municipal, o Comitê Olímpico vai investir mais de R$ 9 milhões para compra de cerca de 60 mil refeições, 30 mil diárias de hotel, duas mil diárias de veículos e mais de 80 mil litros de combustível. Argumenta ainda que o evento aquecerá a economia local, fomentará o turismo e dará visibilidade nacional e internacional para a cidade.
No dia 9 de agosto, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município (DOM) a empresa vencedora que fornecerá uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel durante os Jogos da Juventude. A vencedora foi a H Med Gestão em Saúde, Remoções e Emergências Médicas da cidade de Votorantim pelo valor de R$ 465.500,00. Durante os jogos caberá à empresa disponibilizar ambulância completa incluindo médico, enfermeiro e motorista socorrista, para atender eventuais necessidades durante o evento. O contrato terá duração de 17 dias.
Durante os Jogos da Juventude os dezoito aquecedores das piscinas da Cava do Bosque de Ribeirão Preto também serão transferidos para a piscina olímpica do Centro Universitário Moura Lacerda. A transferência será realizada pela prefeitura em função do equipamento aquático daquele centro educacional, escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a realização das provas de natação dos Jogos da Juventude, não ter atualmente aquecedores.
A piscina do Centro Universitário Moura Lacerda foi escolhida pelo COB por ter medidas olímpicas com 25m de largura, 50m de comprimento e 2m de profundidade, totalizando 2.500.000 litros de água, aproximadamente. De acordo com o COB, durante as provas a temperatura da água deverá estar entre: 25°C e 28°C. Entretanto, como a piscina não possui atualmente aquecedores foi preciso a cessão deles pela prefeitura.
Segundo a Secretaria Municipal de Esportes, a retirada dos aquecedores não causará prejuízos para os atletas que utilizam a piscina da Cava do Bosque. Durante os Jogos da Juventude, as aulas oferecidas pela secretaria serão suspensas para que os alunos possam ter a possibilidade de assistir gratuitamente, o que é considerado o maior evento esportivo do país para atletas de 15 a 17 anos.