Campeã olímpica, a judoca Rafaela Silva foi responsável por acender a pira da maior competição de base do país, os Jogos da Juventude (JJ), que reúne mais de 4.000 atletas de até 17 anos de idade, representando as 27 unidades federativas do Brasil (26 estados e o Distrito Federal) em 18 modalidades. Representantes de todas as delegações desfilaram com suas bandeiras no imponente Theatro Pedro II.
Organizado anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil, o evento, cujo lema é Desenvolvendo Campeões, movimenta a importante cidade paulista de Ribeirão Preto até o dia 16 de setembro. A expectativa é de que cerca de nove mil pessoas passem pela cidade neste período.
Mais de dois milhões de estudantes das 27 unidades federativas participaram das etapas classificatórias. Segundo estimativa da prefeitura de Ribeirão Preto, todo esse movimento deve injetar R$ 9 milhões na economia local. As competições acontecem em 17 instalações esportivas da cidade. Na abertura foi anunciado que Brasília vai sediar os Jogos da Juventude de 2025 – no ano que vem a catarinense Blumenau será palco da competição.
“Os Jogos da Juventude são realizados pelo COB há mais de 20 anos. São uma grande oportunidade para os jovens esportistas do país mostrarem seus valores e suas habilidades. Antes mesmo desta etapa nacional, cerca de 2 milhões de atletas passaram por seletivas lideradas pelos estados e o Distrito Federal”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley, em seu discurso.
Madrinha do COB, a atriz Larissa Manoela levantou a plateia ao subir no palco do teatro. Também marcaram presença na cerimônia nomes importantes do esporte olímpico, como Laís Souza, Darlan Romani, Lucão e Natália Falavigna. Após a solenidade, os atletas já consagrados acenderam a pira dos Jogos da Juventude na praça XV de Novembro, coração da cidade.
Ao longo dos anos, os Jogos da Juventude simbolizaram o início da carreira de grandes atletas brasileiros. Como o próprio Lucão, campeão olímpico no vôlei, e Darlan, campeão mundial indoor no arremesso de peso, além de Sarah Menezes, campeã olímpica no judô, e o mesatenista Hugo Calderano, que recentemente foi top 3 do ranking mundial, dentre outros.
“Não tenho dúvidas que posso estar diante de futuros medalhistas olímpicos aqui. Mas a beleza dos Jogos da Juventude não é só isso. É, também, contribuir para o desenvolvimento humano unindo os valores do esporte e a educação”, acrescentou Paulo Wanderley.
Aproveitando o clima de festa e boas notícias, Lucão participou do anúncio do novo patrocinador do Comitê Olímpico do Brasil, a rede de academias Smart Fit. No momento, pulseiras amarelas distribuídas ao público iluminaram o local do evento.
Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos Jogos da Juventude, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.