Completando 18 anos de história em 2019, o Festival João Rock acontece neste sábado, 15 de junho, a partir das 13 horas, no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto – avenida Orestes Lopes de Camargo s/nº, Jardim Jóquei Clube, na Zona Norte da cidade. Os 65 mil ingressos estão esgotados e o público deste ano deve ser recorde. O evento, com mais de 13 horas de música, conta com 23 shows divididos entre os palcos João Rock, Palco Brasil – que faz uma homenagem à cena musical de Brasília – e o Fortalecendo a Cena.
No Palco João Rock estarão Paralamas do Sucesso, Pitty, Zeca Baleiro, CPM22, Scalene, BaianaSystem, Marcelo D2, Alceu Valença, Emicida e Rael convidam Mano Brown e a Banda Fuze, que abrirá os shows. Já no Fortalecendo A Cena, o grupo Psycoprata será a primeira atração, que na sequência recebe as bandas que estão despontando na música nacional, entre elas Rincon Sapiência, Djonga, Big Up, Filipe Ret, BK e Maneva.
No Palco Brasil, uma boa surpresa para esta edição: o espaço será uma homenagem à cena musical de Brasília, essencial para o rock nacional e seus subgêneros. Nele se apresentarão Capital Inicial, Plebe Rude, Natiruts, Raimundos, Dado e Bonfá tocam Legião Urbana e Tribo da Periferia, em uma verdadeira união de gerações e referências da música brasiliense.
A ordem dos shows também já foi definida. No Palco João Rock, a banda Fuze abre o evento às 15h30, seguida de Scalene (16h20), Zeca Baleiro (17h20), BaianaSystem (18h25), Alceu Valença (19h30), Paralamas do Sucesso (20h35), CPM22 (21h40), Pitty (22h45), Marcelo D2 (23h45) e Emicida e Rael convidam Mano Brown (00h55).
No Palco Brasil – Edição Brasília, a sequência de shows começa com Plebe Rude (15h15) e continua com Tribo da Periferia (17h15), Dado e Bonfá tocam Legião Urbana (19h15), Capital Inicial (21h15), Natiruts (23h15) e Raimundos (00h55). Por fim. no Palco Fortalecendo a Cena os shows serão de Psycoprata (13h30), Rincon Sapiência (14h20), Djonga (16h20), BK (18h20), Maneva (20h20), Big Up (22h20) e Filipe Ret (00h20).
Arte de rua
Entre as ações especiais, a 18ª edição do festival terá um espaço totalmente dedicado à arte de rua. A programação, paralela aos shows nos quatro palcos, conta com batalhas de dança, rimas, grafites ao vivo e música com artistas que são referência na cidade e região. Ainda traz um workshop gratuito de Break Dance, com o Bboy Nagai Duarte trazendo as primeiras noções sobre o estilo. As inscrições podem ser feitas no local e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
Estão confirmados os BBoys e BGirls KidGuma (Matheus Barbosa), Paola Soares, Felipe Capuch, Canito, Jéssica Rosélli e Ruddy; os MCs Chapolin, Gaita, Dunada, Lili, Guri, Mah, Aninha e Kyo; os artistas Bro e Rodrigo Chov nos grafites e DJ Casimiro – integrante do grupo Anonimato – comandando a discotecagem.
Magia, colorido e acrobacias
O universo circense trará performances com Perna de Pau no meio do público. Malabarista, contorcionista, equilibrista e até um mágico se revezam em pocket shows que duram de 20 a 30 minutos, no meio da multidão.
Futebol
As bandas de Brasília dominaram a disputa do João Rock Futebol Clube e a Tribo da Periferia conquistou o título de campeã invicta do torneio.na decisão, venceu o time do Scalene, também da capital federal, pelo placar de 7 a 2, conquistando a sua quarta vitória na competição e o campeonato.
Adrenalina na pista e nas alturas
Estreando também no evento, uma tirolesa com 18 metros de altura e 200 metros de extensão – em parceria com o digio – vai proporcionar um verdadeiro sobrevoo pelo João Rock. Será agendado um horário através do ID da pulseira do Festival e assim público fica livre para curtir os shows e não precisa enfrentar filas enquanto aguarda a sua vez.
As apresentações radicais de skate também têm seu espaço garantido em uma mega rampa montada dentro do evento, com quatro metros de altura, 15 metros de largura e 19 de comprimento. O hexacampeão mundial, Sandro Dias (“Mineirinho”), é uma das presenças confirmadas. Profissionais de bicicletas também levam adrenalina para a pista, entre eles, Evandro Indio – um dos principais nomes do BMX.
Alta gastronomia
Renomados chefs brasileiros levarão suas criações para o festival: Henrique Fogaça (MasterChef Brasil e Sal Gastronomia), Filipe Fernandes (Restaurante Fôno), Pedro Bello (The Original Donut Burger) e Gui Ribeiro (Degui Bistrô) apresentam cardápios que marcam suas características como profissionais da gastronomia, oferecendo ao público do evento um variado cardápio. Na área de alimentação também não faltam as opções tradicionais como espetos, pizza cone, crepes, hot-dogs, batatas no cone, pasteis, yakisoba, entre outros.
No ano passado, mais de 60 mil pessoas assistiram a 24 bandas se apresentando simultaneamente em quatro espaços e palcos distintos. A maratona, que durou 12 horas, recebeu estrelas como Skank, Criolo, Natruts, Raimundos, Caetano Veloso, Tom Zé, Gilberto Gil, Francisco El Hombre, Planet Hemp, Rael, Gabriel O Pensador, Mutantes, entre outros. Cada um, com seu projeto e sua história, levou para o palco do João Rock mais do que música: levantou a bandeira do fortalecimento da cena do rock e da música nacional.
Transmissões ao vivo
A 18º edição do Festival João Rock terá transmissão exclusiva simultânea dos canais Multishow e Bis e também pelas plataformas dos canais na internet: A exibição acontece também pelo portal Terra, pela Rádio Rock – 89,1 FM e no sábado pela EPTV, após o programa Zero 1.